Topo

Suíça oferecerá exames de covid-19 gratuitos para turistas no país este mês

Gambarogno, na Suíça. - Getty Images/iStockphoto
Gambarogno, na Suíça. Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

13/09/2021 15h29

O governo suíço decidiu que custeará exames para cidadãos que não são portadores do certificado de covid-19 do país ou da União Europeia até 30 de setembro. A apresentação do documento se tornou obrigatória a partir de hoje (13) para entrar em locais fechados, como áreas internas de restaurantes, museus, etc.

A Suíça tem suas fronteiras abertas para visitantes completamente vacinados de países como Brasil ou Reino Unido desde 26 de junho. No entanto, para obter o certificado de covid-19 suíço ou o europeu, é necessário ser cidadão desta região e ter sido vacinado com um dos imunizantes reconhecidos pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) — CoronaVac e AstraZeneca/Covishield, produzida no Brasil pela Fiocruz com IFA indiana, não fazem parte da lista.

Como alternativa à ausência do passe sanitário, a Suíça exige a apresentação de um teste negativo para a covid-19 realizado nas últimas 48 horas para entrar nos espaços fechados. O custo destes exames, no entanto, preocupa visitantes e autoridades já que o preço pode chegar a 400 francos suíços, cerca de R$ 2.266,80 em cotação de hoje, nos locais indicados pelo governo.

No entanto, é possível até 30 de setembro realizar um teste gratuito através dos chamados "centros cantonais". O resultado deve ser enviado para o telefone ou e-mail do viajante, que deve cadastrá-lo no aplicativo oficial das autoridades sanitárias do país para gerar o QR code que permite a entrada nestes espaços reservados aos portadores do certificado suíço.

O Conselho Federal suíço anunciou que deve reavaliar medidas até 14 de setembro como, por exemplo, reconhecer os certificados de vacinação de estrangeiros que tomaram as vacinas que já são aprovadas no país.

Ainda segundo o Escritório de Turismo da Suíça, eles "reconhecem a situação e estão trabalhando com a Aliança de Turismo a todo vapor para desenvolver uma solução imediata", já que a partir de 1º de outubro, os testes deverão ser pagos pelos visitantes a cada dois dias.