Topo

Companhia aérea exigirá vacinação de passageiros de voos internacionais

Qantas já lançou "voos misteriosos", em que passageiros só descobrem o destino ao chegar no local, mas pretende voltar a voar internacionalmente - Getty Images
Qantas já lançou "voos misteriosos", em que passageiros só descobrem o destino ao chegar no local, mas pretende voltar a voar internacionalmente Imagem: Getty Images

De Nossa

13/09/2021 11h23

A companhia aérea australiana Qantas exigirá um comprovante de vacinação de seus passageiros em voos internacionais. Sem o documento, viajantes não embarcarão, informou o presidente da empresa ao site local News.com.au.

"A Qantas terá uma regra que, internacionalmente, só transportaremos passageiros vacinados porque acreditamos que este será um dos requisitos para provar que você voa de maneira segura ao entrar nestes países. Esperamos que isso já possa acontecer na época do Natal", afirmou Alan Joyce durante um evento do mercado da aviação no Trans-Tasman Business Circle na terça-feira (7).

A empresa suspendeu seus voos internacionais em março de 2020, com o início da pandemia, e retomou brevemente apenas os trechos até a Nova Zelândia entre abril e julho deste ano. No entanto, este serviço foi encerrado desde que o país insular passou por novo surto de covid-19 e fechou suas fronteiras.

Desde o ano passado, a Qantas foca em trajetos domésticos e outros projetos especiais, como os voos para lugar nenhum — que levavam australianos em datas selecionadas para dar um passeio pelos céus sem destino definido e com rota misteriosa, especialmente em ocasiões que rendiam uma bela paisagem como a Super Lua de sangue.

A Austrália prorrogou recentemente o período de restrições de viagens até 17 de dezembro. A Qantas espera voltar a voar para os EUA, Reino Unido, Singapura e Japão durante as festas de fim de ano, segundo apurou o News.com.au. A empresa ainda tem encorajado clientes a se vacinarem oferecendo pontos de bônus em seu programa de fidelidade para viajarem de graça por um ano.

Já os funcionários de cabine e pilotos devem comprovar sua vacinação completa até 15 de novembro. Trabalhadores de outros setores da companhia precisam se imunizar até o fim de março de 2022 para manter o emprego.