Topo

Cinco segredos de Paola Carosella para preparar o filé perfeito

Frigideiras pesadas, como as de ferro, são boas para garantir o bife perfeito - Getty Images/iStockphoto
Frigideiras pesadas, como as de ferro, são boas para garantir o bife perfeito
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

12/09/2021 04h00

Rainha da carne? Esse título não agrada muito Paola Carosella. "É como se eu comesse carne todos os dias. Acho que é a coisa de eu ter nascido na Argentina e de ter feito bife uma vez no programa [MasterChef Brasil]", diz a cozinheira de bate-pronto no vídeo do seu canal do YouTube no qual ensina os segredos do filé perfeito.

Consciente dos impactos ambientais e sociais da comida, a chef de cozinha é do time que defende a redução do consumo de animais. A primeira dica é, portanto, dedicar carinho e atenção no preparo para "honrar" o bife.

Não consigo deixar de relacionar o ato de cozinhar com uma realidade."

Paola Carosella - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Paola Carosella: rainha da carne?
Imagem: Reprodução Instagram

Confira, a seguir, cinco dicas da cozinheira, que comanda o restaurante Arturito, em São Paulo, e a rede de empanadas La Guapa.

1.
A temperatura

Lembre-se de tirar a carne da geladeira para garantir que o corte esteja em temperatura ambiente na hora de fritar. "Fica mais difícil de atingir um ponto equilibrado entre a crosta e o meio da carne se ela estiver gelada no coração".

2.
O sal

Salgue a carne com antecedência, seja de uma hora ou de cinco minutos. "O sal desidrata a carne e puxa o suco para a superfície. Depois, esse suco volta para dentro já salgado. Assim, a carne fica salgada também por dentro. O sabor é muito melhor". Ela também aconselha temperar com pimenta-do-reino.

Bife: doura melhor na panela de ferro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bife: doura melhor na panela de ferro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

3.
A frigideira

Use uma frigideira de fundo grosso untada com azeite. Materiais como o ferro alcançam temperaturas mais altas e retêm melhor o calor. "A carne precisa de uma superfície forte. Quando a frigideira é fraca, não dá para aquecer e fazer uma crosta bonita".

4.
A crosta

Colocar a carne na chapa muito quente e não mexa mais. Deixar ela quieta para dourar. "Vai ter uma hora que vocês vão ver como se fosse uma água subindo. A carne começa a suar. Isso é sinal que o lado de baixo está bom e pode virar".

5.
O descanso

Após dourar dos dois lados, desligue o fogo e deixe o bife descansando para terminar de cozinhar. "Assim, as fibras vão relaxar e o líquido se espalhar. Dessa forma, a carne fica rosada e não assuntada por fora e crua por dentro".

Assista ao episódio completo e confira mais detalhes:

Vai Ter Churras!

Você já conhece a série Vai Ter Churras, de Nossa? Bruno Salomão explica em vídeo técnicas e dá dicas para melhorar o seu churrasco.

Assista, abaixo, um guia completo do churrasco bovino, da escolha da carne ao preparo da picanha e de cortes com bom custo-benefício, como a alcatra e o acém. Quer mais? Confira todos os nossos episódios clicando aqui.