Topo

Sonha com uma casa-contêiner? Inspire-se neste projeto no interior de SP

Casa de Mirian e o marido, Rogério, em Caçapava foi feita a partir de quatro contêineres e totalizam 128 m² - Arquivo Pessoal
Casa de Mirian e o marido, Rogério, em Caçapava foi feita a partir de quatro contêineres e totalizam 128 m² Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

09/09/2021 04h00

Ao contrário de muita gente, a produtora audiovisual Mirian Bolson nunca se viu sonhando por longos anos com a construção de uma casa. O sonho a pegou de surpresa. Um dia, passeando por Caçapava, SP, ela e o marido, o jornalista Rogério Corrêa, se apaixonaram pelo lugar. "Veio a vontade de comprar um terreno, pois aqui tem clima de interior e é bem perto de São Paulo, de Campos do Jordão e da praia", conta.

Quando terminaram de pagar por ele, há três anos, os altos preços para construir desencorajavam o casal. "Já tinha encarado como um investimento e pensava em vendê-lo", lembra. Mesmo que não fosse um sonho, a vida toma rumos diferentes às vezes - e sempre podemos mudar de visão, não? "Lendo muito, eu me enchi de coragem e resolvi fazer uma casa", diz ela.

Mirian Bolson - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Mirian Bolson
Imagem: Arquivo Pessoal

Em busca de adequar a verba que tinham, começaram a pesquisar construções mais sustentáveis e baratas — foi assim que chegaram às casas-contêiner, ainda pouco populares no Brasil por falta de abertura e mão-de-obra especializada. Pesquisando, Mirian encontrou a Container 4 You (@container4you), que assina o projeto de arquitetura.

Como trabalha produzindo audiovisual, Mirian criou também um Instagram (@entrepramorar) e um canal no Youtube Entre pra morar, onde conta essa história em detalhes - inclusive a noite em que ela dormiu em uma casa contêiner e teve a certeza de que era o que queria.

A construção não difere tanto de uma convencional - "Basicamente muda a questão da fundação. O contêiner está acima do solo e respira, com madeira naval no piso. As paredes são de dry wall, tecnologia que permite fixar tudo. Antes, estranhava um pouco a fachada e cheguei a pensar em colocar revestimento sobre o aço. Mas quando vejo o quanto ela é diferente das outras, me apaixono. Já estava muito apaixonada quando me mudei."

Paixões e perrengues, como toda obra

Casa-contêiner de Mirian Bolson - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Casa-contêiner de Mirian Bolson
Imagem: Arquivo Pessoal

Um único perrengue pegou o casal de surpresa: o frio. "O piso respira e com isso passamos muito frio nesse ano. Mas estamos em busca de soluções e os próprios seguidores sugeriram ideias, isso é muito legal sobre trocar informações com o público", conta.

"No total gastamos 2.200 o m², mas isso foi em 2020. Cada contêiner custou R$ 8 mil na época e agora o preço dobrou"

Sala de jantar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de jantar
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal

Há 10 meses ela entrou ali: são quatro contêineres de 40 pés, em formato de um L, com portas de vidro que dão para um deque, num total de 128 m². "Hoje vivo com mais qualidade de vida, tenho horta, árvores nativas e um jardim produtivo", diz.

Dentro de um condomínio, no terreno de 550 m², sua casa virou ponto turístico. "As pessoas passam e querem ver. No canal compartilho todas as dicas para que as pessoas possam seguir outros meios construtivos e saibam que é possível evitar a alvenaria."

O décor

Decoração do interior da casa-contêiner - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração do interior da casa-contêiner
Imagem: Arquivo Pessoal

Os interiores estão em processo constante - mas na maioria dos ambientes você vai reparar em soluções para melhorar a acústica, já que Mirian trabalha com isso e é atenta à qualidade do som. Aos poucos, novas ideias surgem. "Em breve quero ter um espaço para receber hóspedes que estejam indecisos sobre viver em uma casa-contêiner."

Quarto - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto
Imagem: Arquivo Pessoal
Guarda-roupas espelhado no cômodo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Guarda-roupas espelhado no cômodo
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas da Mirian para ser feliz em uma casa-contêiner

Lavabo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Lavabo
Imagem: Arquivo Pessoal
Banheiro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banheiro
Imagem: Arquivo Pessoal

  • Busque informação antes de construir sua casa. Afinal, foi assim que ela descobriu que havia muitos métodos construtivos além da alvenaria. "É possível fazer construções mais limpas e com menos desperdício. Tem um dado que mostra que a cada 10 casas construídas de alvenaria, uma vira entulho. Há opções para ter melhor qualidade térmica também, basta pesquisar."
  • Tenha um quintalzinho. "Plantas que atraiam passarinhos, um paisagismo produtivo e regenerativo faz muita diferença. Colho da minha horta e piso descalça na grama e posso dizer que isso muda meu dia. Aqui fizemos também uma floresta de árvores nativas da região, que atraem a fauna local."
  • Profissionalize. "Quando encontrar um profissional, busque referências e clientes com os quais ele já trabalhou. Obra dá trabalho e problema, mas se você tiver alguém legal ao lado, vai doer menos. É ruim ficar na mão no fim do processo."
  • Viva a casa. "Quando vemos o projeto no 3D é uma coisa. Assim que me mudei e ocupei o espaço, senti que havia lugares melhores para alguns móveis, como a mesa. Fomos testando e vi que é preciso viver a casa e fazer aos poucos para entender como viveremos nesse lugar."
  • Luz natural. "Praticamente só acendo a luz quando anoitece mesmo. Para nossa saúde é muito importante ter luz natural. Procure arquitetos que se preocupem com isso, com as aberturas em pontos estratégicos."
  • Materiais. "Pesquise sobre os materiais que entram na sua casa. Questione se há algo que pode ser tóxico e evite."

@s que me inspiram

@amandaalves_____

“Amanda me inspira por ensinar e compartilhar construções e decoração de baixo custo, com formas mais sustentáveis, acessíveis para pessoas sem muito poder aquisitivo colocarem em prática".

@container_thinkoutsidethebox

“O Thales e a Bianca me inspiram porque construíram a casa-contêiner deles sozinhos e fizeram boa parte da decoração com materiais reciclados".