Topo

Da periferia aos EUA: chef Rodrigo Oliveira leva o sertão a Los Angeles

Rodrigo Oliveira na Vila Medeiros, onde tudo começou - Ricardo D"Angelo
Rodrigo Oliveira na Vila Medeiros, onde tudo começou
Imagem: Ricardo D'Angelo

De Nossa

09/09/2021 04h00

Ao longo de 20 anos, o chef Rodrigo Oliveira seguiu o legado do pai na Vila Medeiros e fez o Mocotó ser conhecido em todo Brasil. Agora, seu trabalho de valorização da gastronomia brasileira cruza a América e chega a Los Angeles, na Califórnia (EUA).

A estreia na carreira internacional aconteceu com a abertura do restaurante Caboco na quarta (8). O novo projeto está localizado no Art District (1850 Industrial Street), bairro no extremo leste da cidade que ganhou uma forte cena cultural após ter os edifícios industriais revitalizados e ocupados por galerias de arte e estabelecimentos descolados.

A cidade parecia tão familiar, mesmo nunca tendo visitado antes. Acredito que pode ter sido as similaridades com São Paulo".

Caboco - Rodrigo Oliveira - Ricardo D'Angelo - Ricardo D'Angelo
Rodrigo e Victor: parceria na cozinha
Imagem: Ricardo D'Angelo

"Eu percebi que poderíamos trazer algo novo para a cena e nós poderíamos também aprender muitas coisas novas com chefs incríveis", diz o cozinheiro.

Rodrigo é o chef executivo da casa enquanto Victor Vasconcellos, que trabalhou em lugares como Beco do Bartô e Feed, na capital paulista, e mudou-se para Los Angeles, está à frente do dia a dia no fogão.

A cozinha do novato estadunidense tem como base a gastronomia tradicional brasileira, mas conta com requintes da alta gastronomia e criatividade.

Marcam presença no cardápio moqueca de caju, carne de sol com alho assado e pimenta biquinho e pirarucu no tucupi. Para beber, caipirinhas e cachaças.

Caboco - Rodrigo Oliveira - Karina Nunes - Karina Nunes
Caboco, em LA, abriu ao público na quarta (8)
Imagem: Karina Nunes

Mas não é só de importação que viverá o Caboco. A proposta inclui a utilização de ingredientes locais. Por isso, Victor dedicou-se à pesquisa de fornecedores e de produtos, cuja oferta é marcada pela sazonalidade.

Nesse sentido, adaptações foram inevitáveis. Na receita do clássico dadinho de tapioca, por exemplo, saiu queijo de coalho e entrou um blend de queijos americanos. Já na mocofava os embutidos e o feijão foram substituídos pelos de lá.

Custo de 2,6 milhões

Caboco - Rodrigo Oliveira - Karina Nunes - Karina Nunes
Caboco foi instalado onde operou por uma década o Church and State
Imagem: Karina Nunes

Após duas mudanças de endereço, o Caboco foi finalmente instalado no espaço onde o restaurante Church and State funcionou por uma década. O custo da montagem, de acordo com a VEJA SP, foi de 500 mil dólares — o equivalente a R$ 2,6 milhões.

Para dar brasilidade ao espaço, a designer americana Alexis Readinger visitou os estabelecimentos de Rodrigo — o Mocotó, o Mocotó Café e o Balaio IMS — e incluiu no projeto obras de dois paulistas: grafites do artista plástico Speto (Paulo Cesar Silva) e imagens do celebrado fotógrafo de gastronomia Sergio Coimbra.

Fada-madrinha dos negócios

Caboco - Rodrigo Oliveira - Karina Nunes - Karina Nunes
Imagem: Karina Nunes
Caboco - Rodrigo Oliveira - Karina Nunes - Karina Nunes
Imagem: Karina Nunes

Rodrigo e Victor detêm 40% do negócio. O restante é do sócio majoritário Bill Chait, restaurateur no comando do grupo SIII LA e conhecido por endereços de sucesso na região, como o Bestia, o République e o Broken Spanish.

A proposta partiu de Bill, mas Rodrigo garante, em entrevista à VEJA SP, que os brasileiros participaram ativamente de todo o processo de criação do Caboco, que começou em 2017.

Caboco - Rodrigo Oliveira - Karina Nunes - Karina Nunes
Imagem: Karina Nunes

De pai para filho

A história do Mocotó começa pouco antes de 1980, ano em que nasceu Rodrigo. Foi no bairro da Zona Norte da capital paulista que, em 1974, o patriarca Zé Almeida estabeleceu sua casa do Norte ao lado dos irmãos Gercino e Gilvan. Cinco anos depois, já em "carreira solo", começou o Bar e Lanches Alcino - dez mesas e um balcão servidos com as criações de uma modesta cozinha.

Com o "caldinho" como carro chefe, nascia na boca dos clientes o "Bar do Mocotó" e, ao longo dos anos, o interesse de Rodrigo pela alquimia dos quatro únicos pratos servidos por lá: feijão de corda, favada, sarapatel, e, claro, do famoso caldo de mocotó.

Rodrigo Mocotó - Ricardo D'Angelo - Ricardo D'Angelo
Mocotó, na Vila Medeiros
Imagem: Ricardo D'Angelo

Após se aventurar pela Engenharia e Gestão Ambiental e com resistência e desconfiança do pai, Rodrigo promoveu mudanças físicas no comércio e anunciou seu novo desejo de carreira e o ingresso no curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Com uma bagagem de imersão na cozinha familiar e viagens de norte a sul do país, se criou o chef Rodrigo que, em 2001, deu o pontapé inicial no "Mocotó da Vila Medeiros" que conhecemos hoje.