Topo

Mulher é presa no Havaí por errar nome da vacina em passe sanitário falso

Vacina para viagem; certificado da vacina; passaporte da vacina - Getty Images/iStockphoto
Vacina para viagem; certificado da vacina; passaporte da vacina Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

03/09/2021 12h51

Uma mulher foi presa no Havaí após apresentar às autoridades um passe sanitário — certificado que comprova a imunização do visitante — falso. Um detalhe, em particular, chamou a atenção dos oficiais do estado e levantou suspeitas: ela havia errado o nome da vacina no documento falsificado.

De acordo com o programa Hawaii News Now, da afiliada local da rede de tevê CBS, a turista detida é Chloe Mrozak, de 24 anos, natural do estado de Illinois e havia chegado à ilha de Oahu na semana passada, quando enviou ao programa Safe Travels, do governo havaiano, um cartão de vacinação que especificava que ela havia recebido o imunizante da "Maderna".

No entanto, o nome da vacina é, na verdade, Moderna. A imagem do passe falso usado por ela foi divulgada pelo repórter Tom George, da ABC.

O promotor do condado de Kauai, Justin Kollar, brincou com o erro grosseiro nas redes sociais, dizendo que "'Maderna' é o que os profissionais da lei chamam de 'pista'".

Ainda de acordo com o Hawaii News Now, Chloe inicialmente pode prosseguir com as férias, enquanto a polícia local investigava seu histórico criminal e médico, mas ela acabou presa por falsificação de documento de vacinação no aeroporto, tentando embarcar de volta para casa.

Apesar de o tal cartão de vacinação afirmar que ela foi vacinada pela Guarda Nacional em Delaware, ela teria alegado aos policiais que pagou por uma vacina particular e foi imunizada no consultório de seu médico. Chloe continuou detida até que a fiança de US$ 2 mil, isto é, R$ 10,3 mil em cotação de hoje, fosse paga.

Turistas da porção continental dos Estados Unidos podem visitar as ilhas do Havaí sem necessidade de realizar quarentena se comprovarem ter sido vacinados ou se submeterem a um exame — que deve ter resultado negativo — para a covid-19. No entanto, este não foi o primeiro caso de flagrante por falsificação no arquipélago.

Recentemente, o governador do Havaí, David Ige, pediu que as pessoas evitem viajar para a região, que passa por um novo surto da doença.