Topo

Apartamento de 44 m² ganha cores, estampas e truques para caber tudo

Com soluções práticas, Pablo e Alisson conseguiram deixar o apê como desejavam - Arquivo pessoal
Com soluções práticas, Pablo e Alisson conseguiram deixar o apê como desejavam Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/09/2021 04h00

Pablo Oliveira não conhecia Alisson Messias pessoalmente — apenas tinha a imagem dele na cabeça, já que conversavam apaixonados havia dois meses. Faltava a coragem do encontro. Eis que um dia, na rua, o destino deu uma forcinha:

"Ele estava no ponto de ônibus e eu parei de carro, ofereci uma carona, fingindo que estava indo para a mesma direção que ele falou", ri Pablo, servidor público. Os dois mineiros de Juiz de Fora nunca mais se desgrudaram.

Pablo e Alisson, donos do apê - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pablo e Alisson, donos do apê
Imagem: Arquivo pessoal

Pablo sempre foi aficionado por decoração, daqueles que colecionam referências, pastinhas repletas de imagens e sonhava com o dia em que compraria seu apartamento definitivo.

Depois de quase nove meses junto de Alisson, pouco antes da pandemia, veio a oportunidade: este, com 44 m² e dois quartos, era perfeito para o casal.

Dá pra imaginar o que aconteceu, né? Com muitas imagens e ideias, fiquei com medo de virar um carnaval", conta, bem-humorado

Incluir toques de cor e cobogós foram pedidos dos proprietários à arquiteta - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Incluir toques de cor e cobogós foram pedidos dos proprietários à arquiteta
Imagem: Arquivo pessoal

Assim, a arquiteta Ludmila Rampinelli entrou em cena a fim de sintonizar os planos e organizar a reforma. "Pedimos um toque de cor, afinal eu não sei ser minimalista. Sonhava com um quarto com cara de hotel, com luz indireta. Sempre percebi que iluminação traz aquela cara de lugar chique. Pensava também nos cobogós da cozinha e ela orquestrou tudo isso", diz.

Assim que pegamos a chave e entramos, quase choramos. Achamos que não caberia nada. Só um projeto mesmo para conseguir isso"

Com a ajuda de um especialista, eles conseguiram realizar tudo o que esperavam na decoração do apê - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Com a ajuda de um especialista, eles conseguiram realizar tudo o que esperavam na decoração do apê
Imagem: Arquivo pessoal

A obra durou seis meses. Nesse tempo, a dupla fez vários orçamentos e estocou materiais — ótima ideia para economizar, principalmente nesses tempos de inflação forte sobre esses itens. "Nossa ideia era entrar ali o quanto antes fosse possível para nos livrarmos do aluguel."

O amarelo de cadeiras e armários também está presente na decoração - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O amarelo de cadeiras e armários também está presente na decoração
Imagem: Arquivo pessoal

Quando tudo ficou pronto, o investimento no projeto profissional valeu a pena o esforço. Inspirado, ele viu a hora certa de fazer o perfil @nossoape.710 — em dois anos, chegaram ali mais de 20 mil seguidores interessados no alto astral dos conteúdos de Pablo.

Coube tudo. "Aproveitamos cada espaço, conseguimos guardar tudo nos lugares. Sou apaixonado pela cozinha, tem o tom de amarelo que eu amo", diz ele, ao lado dos pets Pretinha e Asthor.

Muitos armários, nichos e estantes ajudaram a acomodar tudo no pequeno apê - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Muitos armários, nichos e estantes ajudaram a acomodar tudo no pequeno apê
Imagem: Arquivo pessoal

O amor pelo processo foi tão grande que Pablo resolveu mergulhar de cabeça nesse universo: é o estudante de design de interiores mais ávido na sala de aula e pretende fazer, em outros lares, a mesma mágica que viu acontecer no seu.

O projeto virou foco do Instagram @nossoape.710 no qual compartilham sua rotina e dicas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O projeto virou foco do Instagram @nossoape.710 no qual compartilham sua rotina e dicas
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas de Pablo para fazer obra e decorar com inteligência

Obra: acompanhe. "Quando fizemos a reforma do apartamento vendemos o carro para custear tudo e era difícil olhar de perto tudo o que havia sido feito em um dia. Combinei com o profissional de mandar a foto no fim do dia e ele nunca mandava. Nossa obra demorou muito por isso: ele priorizou outras que estavam sendo acompanhadas diariamente."

Um dos destaques do banheiro são os azulejos estampados - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Um dos destaques do banheiro são os azulejos estampados
Imagem: Arquivo pessoal

Não pague tudo antes. "Esse é um erro enorme, não cometemos mas sei de muita gente que faz isso e depois sofre. É preciso combinar uma entrada e o restante no final, para que os profissionais priorizem a sua obra."

Expresse suas cores. "Não é preciso ter medo de se expressar com cores. Evite os clichês da internet, eu sei que é mais fácil ir por eles, mas dar seu próprio toque é necessário. Nos últimos tempos ficou muito cômodo encontrar referências e com isso perdemos o toque pessoal por preguiça."

Para Pablo é essencial ir além das referências - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Para Pablo é essencial ir além das referências
Imagem: Arquivo pessoal
"Dar seu próprio toque é necessário", diz Pablo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
"Dar seu próprio toque é necessário", diz Pablo
Imagem: Arquivo pessoal

Móveis estreitos. "Foi um ótimo ganho de espaço: fizemos no banheiro e na lavanderia e esses móveis mais finos são o suficiente para guardar coisas sem dar peso ao ambiente."

Espelhos. Em pontos estratégicos, eles ajudam a ampliar os ambientes e atuam como janelas para disseminar a luz natural. Aposte neles.

Móveis mais estreitos e muitos nichos e armários foram "truques" para ganhar espaço - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Móveis mais estreitos e muitos nichos e armários foram "truques" para ganhar espaço
Imagem: Arquivo pessoal

Verticalize o que puder. "Em apartamento compacto, prateleiras e móveis altos não atrapalham o trânsito e acomodam tudo. Recomendo." Repare que até uma coleção de xícaras ganhou espaço acima de meia-parede de cobogós da cozinha.

Nichos acomodam a coleção de canecas economizando espaço - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Nichos acomodam a coleção de canecas economizando espaço
Imagem: Arquivo pessoal

Detalhes de valor. Acha besteira investir em interruptores mais bonitos? Saiba que eles dão o toque final, um arremate que valoriza o espaço. "Fizeram toda a diferença no apartamento, assim como os rodapés".

Tem pet? Fique com essa dica. "O piso é laminado no quarto e na sala, e como tínhamos medo de nossa cachorra estranhar a mudança e fazer xixi nele, fizemos uma impermeabilização. Deu um upgrade e foi barata essa solução, indico."

@s que me inspiram

@mauricioarruda

“Apesar de ser um arquiteto famoso, ele consegue produzir um design diferente reproduzível na vida real. Quando vejo o que cria na casa de campo me sinto mais tranquilo em não seguir tendências e valorizar as coisas mais simples”

@_noarquitetura

“A Nó Arquitetura é de Juiz de Fora, onde moramos, e me surpreende pelas soluções fora do comum. É uma equipe que propõe usos inusitados para alguns materiais, são muito bons no que fazem”