Topo

Onde aviões vão morrer: como é um cemitério de aeronaves nos EUA

Pátio a céu aberto recebe aeronaves antigas para desmonte e é estacionamento de aviões - Mike Fiala/Getty Images
Pátio a céu aberto recebe aeronaves antigas para desmonte e é estacionamento de aviões
Imagem: Mike Fiala/Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

02/09/2021 04h00

A aproximadamente 140 quilômetros de Los Angeles, a cidade de Victorville, no interior da Califórnia, chama a atenção de turistas amantes da aviação. O motivo é o Southern California Logistics Airport (SCLA), aeroporto que abriga uma espécie de cemitério de aviões.

Explica-se: aeronaves antigas são levadas ao local para serem desmontadas. De lá, as partes são encaminhadas para reciclagem ou ganham algum outro destino que gere lucros para os donos.

Essa estrutura de desmanche tem capacidade para desmontar, simultaneamente, até 12 jatos em fim de carreira. Além de "cemitério", o SCLA também funciona como depósito.

Victorville Southern California Logistics Airport - Getty Images - Getty Images
Partes desmontadas no aeroporto em Victorville
Imagem: Getty Images

Em períodos de menor demanda por viagens aéreas, como é o caso da pandemia, companhias deixam seus aviões ociosos guardados no aeroporto para que fiquem bem cuidados até voar novamente.

A escolha do ponto de "descanso" está relacionada com a localização. Victorville fica perto do deserto de Mojave e tem clima seco, o que ajuda na preservação das aeronaves.

Southern California Logistics Airport - Robert Gauthier/Los Angeles Times via Getty Images - Robert Gauthier/Los Angeles Times via Getty Images
Avião sem a parte da frente: peças vão para reciclagem
Imagem: Robert Gauthier/Los Angeles Times via Getty Images

Outra vantagem é que o centro de aviação oferece o serviço de reparo nos jatos. Entre as empresas que utilizam o espaço estão a gigante Delta Air Lines e a FedEx, empresa americana de remessa expressa de correspondência que já armazenou muitos de seus cargueiros por lá.

Seja à espera do desmanche, da manutenção, do conserto ou do próximo voo, os aviões ficam estacionados num terreno ao ar livre que, no passado, tinha o nome de George Air Force Base e era utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Mais de 500 aviões

Southern California Logistics Airport - Mario Tama/Getty Images - Mario Tama/Getty Images
Na pandemia, estacionamento quase lotou
Imagem: Mario Tama/Getty Images

Com duas pistas para pousos e decolagens, o SCLA recebe modelos de diversos portes de fabricantes, como Boeing e Airbus (incluindo o gigantesco A380).

O espaço para armazenamento acomoda mais de 500 aeronaves.

Durante a pandemia, a operação chegou quase no limite. A paralisação fez o número chegar a 450 aviões estacionados de uma só vez.

O SCLA também assistiu a outras crises. Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, por exemplo, o mercado sofreu impacto, voos foram cancelados e muitas aeronaves acabaram no pátio de Victorville.

Cuidados "antienvelhecimento"

Além do clima que favorece a preservação, o local conta com técnicas para deixar estes brinquedinhos ociosos em bom estado.

Manutenção mantém aeronaves paradas em bom estado para voar - Gina Ferazzi/Los Angeles Times via Getty Images - Gina Ferazzi/Los Angeles Times via Getty Images
Manutenção mantém aeronaves paradas em bom estado para voar
Imagem: Gina Ferazzi/Los Angeles Times via Getty Images

Os motores, por exemplo, precisam ser iniciados com alguma frequência. Já os sistemas hidráulicos e de direção são constantemente testados e os trens de pouso são lubrificados.

O cuidado se estende ao interior do avião, que é submetido a controles de umidade. Além disso, componentes delicados são limpos para evitar corrosão.

A fim de impedir a entrada de bichos, as entradas de ar e de outros sistemas sensíveis das aeronaves ganham proteção. Muitas janelas dos jatos também são cobertas já que a incidência intensa de luz pode danificar materiais feitos de plástico e eletrônicos.

Uma parada na Oceania

 aeronaves ficam cercadas pela terra avermelhada do deserto australiano, - Steve Strike/Getty Images - Steve Strike/Getty Images
Aeronaves ficam cercadas pela terra avermelhada do deserto australiano
Imagem: Steve Strike/Getty Images

A Austrália também conta com um depósito ao ar livre de aviões. Chamado Asia Pacific Aircraft Storage (APAS), ele fica na cidade de Alice Springs, região desértica no centro do país.

O lugar, que também ostenta o clima seco como benefício, abrigou entre 2020 e 2021 aeronaves impedidas de voar na pandemia. Pousaram de vez por lá exemplares da Cathay Pacific e da Singapore Airlines.

Os aviões estacionados na APAS recebem os mesmos cuidados do aeroporto na Califórnia.