Topo

Viajante americano faz sucesso mostrando o Brasil para os brasileiros

O norte-americano Regan Hart Zanes veio ao país a trabalho e se apaixonou pelo Brasil. Na foto: em Catas Altas, Minas Gerais - Arquivo pessoal
O norte-americano Regan Hart Zanes veio ao país a trabalho e se apaixonou pelo Brasil. Na foto: em Catas Altas, Minas Gerais
Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

28/08/2021 04h00

O Brasil conquistou o coração do estadunidense Regan Hart Zanes de maneira inesperada.

"Em 2014, saí de Chicago e vim morar em Belo Horizonte por seis meses, por causa do meu trabalho. Até aquele momento, eu não conhecia quase nada do país de vocês. Sabia que esta mudança seria uma boa experiência, mas vim sem muitas expectativas", conta.

Não demorou, porém, para que Regan se visse encantado com a capital mineira.

Gringo in Brazil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Regan em Ouro Preto, Minas Gerais, seu estado do coração no Brasil
Imagem: Arquivo pessoal

"Na primeira semana, já senti uma energia muito especial nas pessoas de Belo Horizonte. Fui muito bem acolhido pelos mineiros. Me apaixonei rapidamente pela cultura e pelas paisagens de Minas e, também, pelo Brasil em geral", conta.

Quando minha empresa me mandou de volta para os Estados Unidos, entendi o real significado da palavra saudade. Eu só pensava em retornar ao Brasil o mais rápido possível"

Gringo in Brazil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Depois de Minas Gerais, Regan passou a desbravar outros estados brasileiros, como Pernambuco
Imagem: Arquivo pessoal

O norte-americano também foi tomado por uma ideia fixa: "percebi que o território brasileiro é uma joia escondida. Por que ninguém fala tanto sobre o Brasil nos Estados Unidos? Senti um desejo de viajar mais pelo país e divulgá-lo para outras pessoas".

E ele atingiu suas metas: em 2017, conseguiu voltar a morar no país e, algum tempo depois, montou o perfil @thegringoinbrazil no Instagram, para mostrar as atrações do território verde e amarelo para o público dos EUA e, também, para os próprios brasileiros.

Nas ruas de pedra de Diamantina, em Minas Gerais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Nas ruas de pedra de Diamantina, em Minas Gerais
Imagem: Arquivo pessoal

E a iniciativa foi um sucesso: Regan começou a percorrer e retratar regiões como o Sudeste, o Norte e o Nordeste e, atualmente, sua conta no Instagram tem mais de 85 mil seguidores (quase 75% deles brasileiros).

Ganhei muitos seguidores durante a pandemia. Como está difícil para o brasileiro viajar para o exterior, as pessoas ficaram interessadas em descobrir lugares para visitar no país"

"E, com minha perspectiva de gringo que ama o Brasil, acho que estou conseguindo inspirar meus seguidores a viajar mais por aqui", diz.

Trilha para chegar à Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Trilha para chegar à Cachoeira do Tabuleiro, em Minas Gerais
Imagem: Arquivo pessoal

Minas e além

Hoje baseado em sua querida Belo Horizonte, Regan já viajou para destinos como as praias dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, cidades históricas e cachoeiras de Minas Gerais, litoral de Pernambuco e Amazônia.

E o norte-americano tem exibido as belezas destes locais com a ajuda de um drone e de seu olhar estrangeiro, que vê tudo com curiosidade e fascínio.

Galeria: mais aventuras do gringo no Brasil

"O Brasil oferece de tudo. Tem praias, montanhas, dunas, a Amazônia, o Pantanal. E entre meus lugares favoritos estão os Lençóis Maranhenses. Nunca vi paisagens como aquelas na minha vida. É certamente um dos locais mais únicos do mundo", diz. "E fiquei impressionado com o tamanho do litoral de Ubatuba, que tem dezenas de praias paradisíacas".

Regan nas dunas dos Lençóis Maranhenses... - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Regan nas dunas dos Lençóis Maranhenses...
Imagem: Arquivo pessoal
... e curtindo as praias brasileiras - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
... e curtindo as praias brasileiras
Imagem: Arquivo pessoal

Além disso, Capitólio (em Minas Gerais) fascinou Regan com seus cânions.

Em suas jornadas, o americano também gosta de provar (e divulgar) as receitas típicas dos lugares que visita.

"Adoro ver que cada região do Brasil tem uma culinária muito própria. Você consegue conhecer os lugares através da sua comida", diz.

A comida mineira, logicamente, é uma das minhas favoritas. Mas amei os peixes da Amazônia e o acarajé na Bahia. As receitas brasileiras precisam ser mais reconhecidas mundialmente"

O "gringo" também já conheceu a Floresta Amazônica - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O "Gringo in Brazil" também já conheceu a Floresta Amazônica
Imagem: Arquivo pessoal

Adaptado

Regan afirma que conseguiu se adaptar às características do país. E em todos estes anos, inclusive, aprendeu a falar português muito bem.

Mas ele já passou por situações estressantes por aqui.

Regan em Salvador, na Bahia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Regan em Salvador, na Bahia
Imagem: Arquivo pessoal

"Uma vez, estava de carro com um amigo em Contagem [Minas Gerais] e passamos na frente de uma favela. De repente, um veículo da polícia apareceu, parou na nossa frente e, lá de dentro, saíram quatro policiais, apontando as armas para a gente. Eles acharam que havíamos acabado de comprar drogas na comunidade. Demorou para que eles percebessem que estavam errados. Foi algo intenso para mim", lembra.

E, no país, Regan já teve seu cartão de crédito clonado. "Gastaram milhares de reais. E nunca consegui recuperar este dinheiro com meu banco brasileiro".

O influenciador na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele já faz planos dos próximos destinos no país. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O influenciador na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele já faz planos dos próximos destinos no país.
Imagem: Arquivo pessoal

Mas o norte-americano, que hoje tem 31 anos, nem pensa em ir embora do Brasil — e já desenha diversos planos de viagem para o futuro.

"Hoje, meu maior sonho é viajar para Fernando de Noronha. Este provavelmente é o lugar mais lindo que vocês têm aqui. E pretendo também ir para o Jalapão, no Tocantins, que é o tipo de destino que prova que o território brasileiro tem paisagens únicas".