Topo

Farofa de ovo: chef revela receita e segredinhos da "melhor da sua vida"

De Nossa

27/08/2021 04h00

Qual é o melhor acompanhamento para o churrasco? Sim, a farofa. Bruno Salomão, do Vai Ter Churras, ensina neste episódio "a melhor que você vai comer na sua vida".

Expectativas foram criadas. A ideia é assim: a gordura do azeite de dendê e do bacon picadinho se mistura aos ovos mexidos, que recebem a companhia da farinha de mandioca flocada antes mesmo de coagularem. O resultado é uma farofa bem temperadinha e de cor atraente.

Aprenda a fazer

Vai Ter Churras - Cupim - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Comece esquentando uma panela antiaderente. Coloque duas colher de sopa de azeite de dendê e, em seguida, 150 gramas de bacon picadinho sem pele. Deixe fritar até quase espumar.

Depois, entre com duas colheres de sopa do tempero completo — aprenda como fazer aqui.. Frite por 3 minutinhos e adicione uma colher de sopa de manteiga sem sal. Novamente, você verá que a gordura vai espumar.

Assim que isso acontecer, coloque cinco ovos batidos e temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa vigorosamente para não deixar coagular. Quando ainda estiver mole, entre com uma xícara de farinha de mandioca flocada ou a farinha que desejar.

Mistura bem, espreme e faz a farinha absorver toda a umidade do ovo e do dendê"

Prove, ajuste sal e pimenta e finalize com duas colheres de sopa de cheiro verde. Sirva com o cupim preparado na churrasqueira do Vai Ter Churras.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.