Topo

Para quais países da América do Sul brasileiros podem viajar?

Plaza Grande, em Quito, Equador - Getty Images
Plaza Grande, em Quito, Equador
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

24/08/2021 04h00Atualizada em 13/11/2021 10h02

Fazer viagens internacionais durante a pandemia continua sendo algo complicado: muitas rotas aéreas ainda não foram retomadas e diversos países mantêm suas fronteiras fechadas para forasteiros em busca de turismo.

Mas, na vizinhança do Brasil, há algumas nações que estão aceitando (ou planejando aceitar em breve) viajantes vindos do território verde e amarelo.

A seguir, veja países sul-americanos que já abriram (ou estão em processo de abrir) as portas para turistas brasileiros.

IMPORTANTE: durante a pandemia, os procedimentos de ingresso em territórios estrangeiros podem mudar de uma hora para outra. Antes de realizar qualquer viagem internacional nos dias de hoje, verifique se houve alterações nas regras de entrada do destino que você irá visitar, principalmente envolvendo questões sanitárias.

Argentina

Brasileiros precisam apresentar comprovante de vacinação completa, com ao menos 14 dias da última dose, exame RT-PCR negativo realizado 72 horas antes da viagem e outro teste negativo entre cinco e sete dias após a entrada no país, caso o viajante faça um viagem mais longa.

Também é obrigatório um seguro saúde com cobertura para covid-19 e preencher a declaração jurada eletrônica 48 horas antes do embarque.

Bolívia

Os vacinados não precisam mais cumprir quarentena, apenas apresentar um teste RT-PCR feito até 72 horas antes da viagem, e somente pessoas com mais de cinco anos. Também é preciso preencher um formulário online que deve ser apresentado no desembarque e ter um seguro de saúde com cobertura para covid-19. Quem não se vacinou precisa cumprir quarentena de 10 dias.

Chile

É possível entrar no Chile vacinado, mas é necessário fazer uma quarentena de cinco dias. Além disso, é preciso um teste RT-PCR feito até 72 horas antes, preencher um "passe mobilidade", preencher formulário online até 72 horas antes do desembarque, enviar por e-mail relatos diários ao Ministério da Saúde por 14 dias e contratar seguro contra a covid-19 no valor mínimo de US$ 30 mil.

Colômbia

A arquitetura colonial de Cartágena, na Colômbia - Getty Images - Getty Images
A arquitetura colonial de Cartágena, na Colômbia
Imagem: Getty Images

Para ingressar no país atualmente, brasileiros têm apenas que preencher, antes da viagem, o formulário encontrado neste site: https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/public/preregistro.jsf

Para informações atualizadas sobre como entrar na Colômbia, acesse: https://brasil.embajada.gov.co/

Equador

Vacinados precisam apresentar teste negativo para a covid-19 feito até 72 horas antes da viagem e preencher o formulário de saúde. Quem não estiver vacinado deve cumprir 10 dias de quarentena obrigatória.

Para informações atualizadas sobre como ingressar no Equador, acesse: www.facebook.com/EmbajadadeEcuadorenBrasil/

Paraguai

Brasileiros podem entrar apenas se fizerem quarentena de sete dias. Também é preciso apresentar teste negativo feito entre 24h e 72h antes da viagem, dependendo do tipo de exame, e preencher o formulário de saúde.

Para informações atualizadas sobre como ingressar no território paraguaio, acesse: www.mre.gov.py/Sitios/Home/Contenido/embapar-brasilia/73

Uruguai

Casapueblo, Punta Del Este - Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger - Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger
Casapueblo, Punta Del Este
Imagem: Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger

O país ainda está fechado para turistas brasileiros, mas já divulgou um plano de abertura de suas fronteiras.

O Uruguai liberou brasileiros vacinados em 1º de novembro com a segunda dose aplicada há no mínimo 14 dias. Caso não seja imunizado, mas tenha se curado da doença nos últimos 90 dias, o turista também poderá entrar.

Os viajantes precisam apresentar um teste RT-PCR feito até 72 horas antes da viagem e refazer o exame sete dias após estar no país. Também é preciso preencher um formulário de saúde até 48 horas antes e ter um seguro de saúde que cubra covid-19.

Venezuela

Para entrar no território venezuelano, brasileiros têm que passar por procedimentos como apresentar um teste PCR negativo para covid-19 realizado até 48 horas antes do embarque.

E, ao chegar ao país, terão que pagar para fazer um novo teste para garantir que não estão infectados.

Para informações atualizadas sobre como ingressar na Venezuela, acesse: http://www.mppre.gob.ve/