Topo

Luminárias que adornam Tiradentes são fruto de herança e descoberta de dom

Uma das criações de Wagner Trindade - Carol Scolforo
Uma das criações de Wagner Trindade Imagem: Carol Scolforo

Carol Scolforo*

Colaboração para Nossa

24/08/2021 04h00

Wagner Trindade

Wagner Trindade

QUEM É

Wagner Trindade é artesão e diretor criativo do Estúdio Trindade, que produz luminárias e objetos com base em vidro, ferro e madeira.

Quem vê Wagner Trindade falar de sua arte emocionado, não imagina o quanto foi difícil chegar a este 2021. A arte que ele tem nas mãos está na família há 50 anos — o pai, Francisco Trindade, mais conhecido como Muchacho, aprendeu aos 16 anos com um português chamado Fernando a fazer luminárias e lamparinas de estilo marroquino usando ferro, madeira e vidro.

Waguinho cresceu na oficina em uma rua pacata de Tiradentes, Minas Gerais — a mesma que hoje é frequentada por seu filho, Luiz Miguel, aos 10 anos. "Meu pai tinha muita visão e me trazia para 'pegar gosto' por essa arte. Deu certo: chegou a hora em que me apaixonei e é o que quero fazer pela vida toda. Respiro isso aqui e trago meu filho também", conta.

Inquieto, sempre esteve de olho no que designers do mundo todo produziam. "Guardava cada nome, sabia de tudo, lia sobre eles, devorava revistas. Estou em busca de me especializar mais", diz.

Luminária Dixon, de Wagner Trindade - Cacá Bratke - Cacá Bratke
Luminária Dixon, de Wagner Trindade
Imagem: Cacá Bratke
Luminária Brancusi, de Wagner Trindade - Cacá Bratke - Cacá Bratke
Luminária Brancusi, de Wagner Trindade
Imagem: Cacá Bratke

Quem vê seus olhos brilharem tanto ao falar nem imagina que em 2015 ele pensou em desistir.

Estava acostumado a reproduzir as peças de meu pai, sem perceber que isso era um limite criativo. Um amigo identificou que eu precisava escoar meu potencial de criação. Era exatamente isso", lembra.

"O que eu precisava era criar"

Waguinho reinventou sua arte e deu vazão à ebulição que vive. Em 2017, quando o festival Semana Criativa de Tiradentes estreou na cidade, ele abriu as portas do ateliê ao público e passou a entender o tal "design". Era um novo momento. Não por acaso seus lustres decoram empreendimentos de luxo como um hotel decorado por Sig Bergamin.

O evento, que tem como premissa aproximar artesãos, clientes finais e designers, funcionou como uma injeção de autoestima, um resgate.

Sabe os designers que admirava no passado? Estavam — e estão — à sua porta agora. "O Zanini veio aqui, imagina. Fiquei muito surpreso. No final, ele pediu meu celular. Eu nem acreditei, era pra fazer uma selfie comigo", ri.

Até entender que seu trabalho poderia ganhar mais valor e escala, levou um tempo. Mas hoje ele vê orgulhoso cerca de 400 peças saírem de seu ateliê todo mês. Nos bastidores, várias mãos habilidosas e uma mente que não para de criar. Muchacho deve estar orgulhoso.

@s que me inspiram

@Pauloalvesdesign

"Acompanho o Paulo desde a marcenaria Baraúna, ele gosta de misturar a diversidade de madeiras que temos no Brasil, além da afetividade que ele coloca nas criações. Vem como uma forte referência pra mim."

@domingostotora

"Não o conheço pessoalmente, mas o trabalho desse mineiro me inspira pelo conceito da reciclagem de materiais. O caminho dele é como um farol para mim, tento guiar a minha marca para essa direção."

* A jornalista viajou a convite da Semana Criativa de Tiradentes, que será realizada de 21 a 24 de outubro em Tiradentes-MG.