Topo

EUA aumentam alerta para a covid-19 em navios de cruzeiro; risco é 'alto'

Este tipo de viagem é considerada de "nível 3", ou seja, apresenta alto risco de infecção para o CDC. - Divulgação
Este tipo de viagem é considerada de "nível 3", ou seja, apresenta alto risco de infecção para o CDC. Imagem: Divulgação

De Nossa

23/08/2021 12h42

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention, órgão público americano que gerencia as medidas sanitárias de combate a doenças infectocontagiosas) incrementou seu alerta para os riscos de contrair covid-19 em navios de cruzeiro na sexta-feira (20). Com a atualização, este tipo de viagem é considerada de "nível 3", ou seja, apresenta alto risco de infecção.

A instituição pede a pessoas com comorbidades ou alta vulnerabilidade para o desenvolvimento da doença que evitem viajar neste tipo de embarcação mesmo que já tenham sido totalmente vacinadas.

Viajantes que decidam prosseguir com os planos de embarque devem ser testados para a covid-19 de um a três dias antes de subir a bordo e de três a cinco dias depois do retorno para casa, ainda segundo o CDC, tendo sido totalmente vacinadas (com duas doses ou uma vacina de dose única) ou não.

Passageiros que não foram completamente imunizados devem se submeter à quarentena de sete dias após o cruzeiro, mesmo que o resultado do exame para a covid-19 seja negativo após o desembarque. Caso o viajante não queira ser testado, ele deverá cumprir quarentena de 10 dias.

O órgão ainda reforça que todos devem usar máscaras dentro da embarcação para prevenir a propagação da doença.