Topo

Tendência na decoração, ramos de eucalipto também elevam bem-estar

Aliados na decoração e bem-estar, ramos de eucalipto conquistaram as redes - Getty Images/iStockphoto
Aliados na decoração e bem-estar, ramos de eucalipto conquistaram as redes Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

21/08/2021 04h00

Se você é um apaixonado por decoração e usuário atento das redes sociais, certamente já notou que o eucalipto invadiu as casas feed afora.

Além de trazer beleza para os ambientes, os ramos da planta ainda são capazes de elevar a sensação de bem-estar, trazendo alguns benefícios para a saúde.

De acordo com a florista Mona Kim, do Studio Floe (@studiofloe), além de ser muito bonito, já que suas folhas têm nuances prateadas, ele ainda é cheiroso, benéfico para saúde e pode durar muito tempo.

"O eucalipto de corte durará fresco por aproximadamente 10 dias. E para ser mantido na água é necessário cortar as folhas que ficam na parte baixa e em contato com a água para evitar o apodrecimento. Além disso, a água do vaso deve ser trocada todos os dias", afirma Mona.

Ramos de eucalipto - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ramos de eucalipto, sucesso entre "urban junglers"
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A dica da florista é para que quando os ramos começarem a secar, que sejam retirados da água e amarrados em buquê de cabeça para baixo.

Então ele pode ser usado como decoração ou no chuveiro, para que o vapor do banho ajude a exalar o seu aroma refrescante", completa.

Efeito Spa

Colocar o eucalipto no banheiro foi exatamente a escolha da bióloga Stephani Demczuk (@stephanidemczuk).

"Acho que fica bem bonito penduradinho e ainda curto essa vibe spa, com velas, plantas, meia luz. Porque o banho é a hora mais relax do dia para mim, então gosto dessa sensação de relaxamento que esse tipo de decoração proporciona", diz.

Plantando eucalipto em vaso

Com alguns cuidados, seus ramos de eucalipto garantem um verdadeiro spa em casa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Com alguns cuidados, seus ramos de eucalipto garantem um verdadeiro spa em casa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Quem opta por plantar o eucalipto em casa deve escolher um local com muita luz natural, mas que não fique o dia todo exposto ao sol. "Ele pode pegar o sol da manhã, até 10h, ou no fim do dia, a partir das 16h", detalha Mona.

A florista lembra que o eucalipto é uma árvore nativa da Austrália e que locais úmidos são ideais para a plantação da espécie. "A planta demanda uma quantidade grande de água. Então além de luz natural, ela precisa ser regada com bastante frequência", afirma.

Décor de Pinterest

A biomédica Dayane Martins (@nosso2.0.2) espalhou ramos de eucalipto pela casa inteira para dar aquele efeito Pinterest (a rede social favorita de quem busca referências para temas diversos) em sua decoração.

Decoração de Dayane Martins - Dayane Martins - Dayane Martins
Decoração de Dayane Martins
Imagem: Dayane Martins
Biomédica adora os ramos de eucalipto - Dayane Martins - Dayane Martins
Biomédica adora os ramos de eucalipto
Imagem: Dayane Martins

"Tenho eucalipto em absolutamente todos os cômodos da casa.

Eu queria dar aquele toque verde na decoração, mas como não tenho o dom de cuidar de plantas, ele foi perfeito, pois não exige nenhum tipo de cuidado. Tanto fresco quanto seco fica lindo", diz.

Para ela, o aroma fica bem presente quando os ramos estão frescos e serve como alívio para pessoas com problemas respiratórios. "Gosto de ter a planta em casa dos dois modos: seca ou fresca. Mas a minha preferência é pelo ramo fresco", afirma Dayane, dando uma dica: "pela minha experiência, senti que quando colocado no vaso sem água, as folhas secam mais bonitas".

Seja na cozinha - Dayane Martins - Dayane Martins
Seja na cozinha...
Imagem: Dayane Martins
... ou no banheiro - Dayane Martins - Dayane Martins
... ou no banheiro
Imagem: Dayane Martins

Segundo ela, vale a pena apostar no eucalipto na decoração sem medo de errar. "Quanto mais melhor. O preço é super acessível e a durabilidade é enorme. Se você gostar dele seco, dura para sempre", completa.