Topo

Plástico pode ir no forno? Entenda como usar o saco de assar

De Nossa

20/08/2021 09h18

Há quem ainda estranhe a utilização de um plástico dentro do fogão. Mas graças ao avanço da tecnologia, as opções disponíveis em mercados específicas para a função de cozinhar um alimento são, sim, seguras.

Chamada de embalagem para cozimento ou de saco de assar, a solução foi desenvolvida para atender aos congelados fornecidos pela indústria alimentícia e seu uso se estende para os preparos caseiros.

O material é resistente porque suporta as baixas temperaturas de câmaras frigoríficas presentes em diversas etapas da cadeia de alimentos bem como o calor intenso de fornos industriais.

Bruno Salomão, apresentador do Vai Ter Churras, diz:

Os sacos de assar aguentam temperatura de até 320 graus sem liberar nenhum tipo de produto químico que pode fazer mal à saúde".

Frango assado em plástico de assamento - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Frango assado em plástico de assamento
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como funciona

De acordo com Bruno, o saco age como uma panela de pressão: veda o alimento e não deixa a umidade sair. O vapor gerado aumenta a pressão interna e acelera o cozimento.

Para carnes rígidas, grandes e que precisam de muito tempo até ficar macias, são uma mão na roda.

Assim como mostra o vídeo, o utensílio também tem a vantagem de deixar o tempero — preferencialmente líquido — juntinho ao ingrediente. Por isso, é possível pular a etapa chamada de "regar" o alimento.

Depois de conquistar o ponto desejado com a embalagem de cozimento, ela pode ser aberta para que as carnes ou os vegetais dourem e criem uma casquinha.

Porco em saco de assamento no forno - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Porco indo pro forno na embalagem de plástico
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pode usar na churrasqueira?

Sim, mas deve ser colocado no ponto mais alto da churrasqueira, beeem longe das labaredas. Só o calor do bafo é suficiente para o alimento assar.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.