Topo

Como escolher a melhor roupa de cama? Veja dicas para montar seu enxoval

Segundo arquitetas, um bom jogo de cama é coordenado com o estilo de decoração do quarto - JP Image
Segundo arquitetas, um bom jogo de cama é coordenado com o estilo de decoração do quarto Imagem: JP Image

De Nossa

20/08/2021 09h28

Uma boa roupa de cama faz toda a diferença não só na decoração do quarto, como no bem-estar de quem busca noites tranquilas e aconchegantes.

Segundo Carina e Ieda Korman, profissionais à frente do Korman Arquitetos, a roupa de cama deve sempre ser escolhida de acordo com o estilo da decoração do quarto — assim, garante-se harmonia. "Um bom truque é apostar em ao menos dois jogos neutros, que possam ser combinados com aqueles mais coloridos ou estampados".

Ao todo, quatro jogos de cama — sendo dois lisos e dois estampados — costumam ser a pedida ideal.

Antes de compor o enxoval, Ieda e Carina Korman indicam ter em mente as medidas da cama e, também, a altura do colchão. "Assim, garante-se que a peça sirva perfeitamente para a cama. Em média, colchões possuem 18 cm de altura, enquanto os de mola podem ser maiores, variando de 28 a 46 cm", explicam.

De olho nas fibras

Arquitetas indicam roupas de cama de fibras naturais e no mínimo 200 fios - Gui Morelli - Gui Morelli
Arquitetas indicam roupas de cama de fibras naturais e no mínimo 200 fios
Imagem: Gui Morelli

Para garantir conforto e toque macio, as fibras da roupa de cama também fazem toda a diferença. "No geral, tecidos naturais garantem mais conforto. Também é importante se atentar ao número de fios da peça — quanto mais fios, mais macio será o tecido", dizem as profissionais do Korman Arquitetos.

Para lençóis e colchas, o ideal é apostar em jogos de no mínimo 200 fios e, se possível, 100% algodão.

"Existem hoje muitos enxovais de tecido sintético, como microfibra, que são uma alternativa mais em conta. Seu toque é leve, mas costuma ser menos aconchegante do que os de algodão", opinam. Ainda existem peças de percal, um tecido composto de algodão e poliéster, e peças de seda ou cetim, extremamente macias, mas que retém bastante calor.

Como compor o jogo de cama

As profissionais do Korman Arquitetos utilizam mantas, peseiras e almofadas para compor um bom enxoval - Gui Morelli e JP Image - Gui Morelli e JP Image
As profissionais utilizam mantas, peseiras e almofadas para compor um bom enxoval
Imagem: Gui Morelli e JP Image

Uma vez definido o estilo ideal de roupa de cama, é o momento de escolher as peças que o compõem o enxoval, que além dos quatro jogos de lençóis, deve conter ao menos um edredom, fronhas avulsas, um cobertor ou manta, uma colcha ou cobre leito, duas capas protetoras de edredom e, ainda, uma saia em caso de cama box.

"Para os travesseiros, uma cama de casal recebe bem dois travesseiros grandes, acompanhados de uma dupla de porta-travesseiros recostados na cabeceira", indicam.

Ainda é possível trazer travesseiros menores e almofadas decorativas, para compor uma cama aconchegante.

Cuidados com o enxoval

Para garantir uma cama sempre macia, o indicado é fazer uma troca semanal da roupa de cama. "Em épocas muito quentes, esse número pode diminuir para a cada 3 ou 4 dias e, em caso de manchas, o lençol deve ser trocado imediatamente", dizem Ieda e Carina Korman.

Para a lavagem, separe sempre os tecidos brancos dos coloridos e não misture com as roupas do dia a dia, deixando-os secar à sombra e bem estendido. "É importante lembrar de cuidar também dos travesseiros, que devem ser colocados ao sol ou para ventilar regularmente", indicam.