Topo

Alemanha libera a entrada de brasileiros vacinados a partir de 22 de agosto

Berlim, a capital alemã, voltará a receber brasileiros em agosto - Getty Images/iStockphoto
Berlim, a capital alemã, voltará a receber brasileiros em agosto Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

20/08/2021 17h09

A Alemanha liberou a entrada de brasileiros vacinados em seu território a partir de 22 de agosto de 2021. A mudança nas regras acontece depois que o governo do país e o Robert Koch Institute revisaram o status do Brasil — que deixou de ser classificado como zona com variantes do vírus para se qualificar como zona de alto risco.

Na prática, isso significa que turistas vacinados com os imunizantes aprovados pelo Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), a agência reguladora alemã para medicamentos, poderão voltar ao país. São eles: Janssen, Moderna, Pfizer e AstraZeneca (incluindo Covishield). Segundo as Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, uma ampliação "abrangendo outras vacinas com um padrão comparável de proteção está prevista assim que os testes necessários forem concluídos".

Para se qualificar como totalmente vacinado, o visitante deve ter recebido sua segunda dose ou dose única há pelo menos 14 dias. A partir de então, ele poderá realizar o registro digital de entrada através do preenchimento de um formulário e questionário digital que deverá ser feito antes do embarque.

Ao desembarcar na Alemanha, o brasileiro deverá apresentar à Polícia Federal alemã ou às autoridades no controle da fronteira o Certificado COVID Digital UE ou um comprovante similar de vacinação (digital ou em papel) nos idiomas alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol. O documento deverá conter:

  • Os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento);
  • Data da vacinação e número de doses aplicadas;
  • Nome da vacina aplicada;
  • Nome da doença alvo da vacina;
  • Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.

Caso o viajante já tenha tido a covid-19, ele poderá ser considerado totalmente vacinado com apenas uma dose de imunizante, mas deverá apresentar também um teste PCR positivo antigo como prova de que teve a doença. Mais uma vez, todos os comprovantes devem estar em alemão, francês, italiano ou espanhol, sejam impressos ou digitais.

Menores de 12 anos não-vacinados podem entrar na Alemanha acompanhada de pelo menos um dos pais totalmente vacinados se apresentarem um PCR ou teste de antígeno negativo, segundo a diplomacia alemã. Menores de 6 anos não precisam apresentar testes.