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57% das millennials tomariam vinho em lata; consumidor procura novidades

Serão as garrafas de vinho coisa do passado para as millennials? - Getty Images
Serão as garrafas de vinho coisa do passado para as millennials? Imagem: Getty Images

De Nossa

19/08/2021 14h22

O brasileiro quer novidade nos tempos de limitadas novas experiências da pandemia. Cerca de 56% dos entusiastas de drinques alcóolicos no nosso país diz ter curiosidade de provar algo diferente e, por isso, toparia encarar um vinho em lata. As mulheres millennials entre 25 e 34 anos, em especial, são as mais dispostas a abrir um espaço para a bebida no seu paladar.

A conclusão é de um estudo promovido pela Ball Corporation, empresa especializada em embalagens em alumínio, conduzido pela Nielsen com mil brasileiros entre 25 e 50 anos realizado em novembro de 2020 e divulgado esta semana.

43% ainda disseram que dariam uma chance pro vinho na latinha porque o formato, fácil de transportar, permitiria o consumo em novas ocasiões. Além disso, segundo a pesquisa, o vinho em lata é mais associado no Brasil a reuniões com amigos — para 68% dos entrevistados — e happy hours, para 55%. Será que o vinho finalmente tomará um pouco do espaço da cerveja nas areias?

Em outros países, a bebida enlatada vem ganhando espaço, especialmente por permitir aos mais jovens experimentar novos sabores e aromas com doses menores. No Chile, 74% dos consumidores de bebidas alcóolicas já opta por vinhos em lata. Já entre os britânicos entre 18 e 44 anos, 52% bebem vinho enlatado sem problemas, o que transformou o produto no item mais comum de piquenique na terra da rainha, um hábito dos mais jovens.

Nos Estados Unidos, 68% dos consumidores entre 18 e 24 anos — a chamada Geração Z — disseram já beber o vinho em lata ou planejar tomar nos próximos 12 meses. Além de praticidade, a resposta mais comum dos adeptos é a de que a latinha permite reciclagem, o que diminui o impacto ambiental do consumo. A conclusão é de estudos da empresa realizados também no exterior em junho de 2021.

"A possibilidade de consumir vinhos em lata propõe uma experiência menos ritualística e com maior informalidade. É um convite para os paladares curiosos que, por muitas vezes, acreditaram que vinho era destinado somente as classes mais altas ou faixas etárias mais elevadas", acredita Lucas Simões, enólogo da marca Famiglia Valduga.