Topo

"Cerâmica foi prescrição da psicóloga", diz designer de móveis multifunção

Estante-biombo Joaquim, assinada pelo arquiteto e designer Pedro Galaso - Arquivo Pessoal
Estante-biombo Joaquim, assinada pelo arquiteto e designer Pedro Galaso Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

17/08/2021 04h00

Pedro Galaso

Pedro Galaso

Quem é

O artista é cenógrafo, professor, arquiteto e designer à frente de sua marca homônima

Muitas paixões movem a vida do arquiteto e designer Pedro Galaso, mas poucas chegam perto do fascínio que ele teve ao descobrir a versatilidade da madeira. Foi tão avassalador que ele pensou em desistir da arquitetura e seguir carreira na marcenaria.

Felizmente, ao passar uma temporada de estudos na Universidade Oxford, na Inglaterra, ele enxergou um horizonte maior. "Eles se voltam a todos os aspectos da arquitetura e nos fazem pensar muito em design também", conta.

De volta ao Brasil em 2014, começou um estágio na Serpa Marcenaria. "Passei a dar foco ao design de mobiliário e na mostra Novos Talentos Brasileiros, da qual fiz a cenografia, surgiu a oportunidade de expor uma peça", conta. Logo, a ideia da banqueta Ubá despontou como um sucesso. "Ela ganhou até prêmio na Art Basel e eu considerei isso um sinal."

Baqueta Ubá, assinada por Pedro Galaso - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Baqueta Ubá, assinada por Pedro Galaso
Imagem: Arquivo Pessoal

Assim nascia o Estúdio Pedro Galaso, para o design, ao lado do Galaso Diniz Arquitetura, que toca ao lado do marido. Embora a madeira tenha despertado sua atenção inicialmente, Pedro é múltiplo.

Banco José - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banco José
Imagem: Arquivo Pessoal
Cestos Amarra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cestos Amarra
Imagem: Arquivo Pessoal

Gosta de descobrir novos materiais — atualmente a cerâmica está no foco. "Quero sempre fazer mais coisas no tempo que não existe. A argila me deu essa tranquilidade, foi uma prescrição da minha psicóloga", conta. O aço carbono veio apresentado pela amiga Luciana Duque, com quem ele assina uma linha pet.

Com o tempo acabei descobrindo que cada material tem seu limite e não podemos exigir nada mais além disso. O material dá a forma à peça."

Banco rack mesa de centro da linha ANIMÓVEL, assinada por Pedro Galaso em parceria com Luciana Duque para a Obj Studio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banco rack mesa de centro da linha ANIMÓVEL, assinada por Pedro Galaso em parceria com Luciana Duque para a Obj Studio
Imagem: Arquivo Pessoal

Os objetos criados por Pedro sempre têm mais de uma função. "Não queria ser mais um designer para desenhar mais uma cadeira maravilhosa. Já existem várias. Queria trazer algo diferente, com opções e ideias de uso que seguem uma direção mais inovadora."

Ao conhecer suas criações, você dará razão a ele.

@s que me inspiram

@Starck

"Sou apaixonado por todas as peças que Philippe Starck faz. A pegada de transformação de objetos, e a forma como ele trabalha são muito inovadores, é um grande pensador do design atual. O lado artístico do Starck é genial."

@inesschertel

"A Inês tem uma fazenda incrível onde cria ovelhas e trabalha o slow design no sul do país. O trabalho dela é encantador pela criatividade, pelo material usado e pelas formas surpreendentes."