Topo

Geração Z tem urgência para viajar de novo; millennials não ligam tanto

Os millennials parecem não ter o mesmo entusiasmo para voltar aos aeroportos que a Geração Z - Getty Images
Os millennials parecem não ter o mesmo entusiasmo para voltar aos aeroportos que a Geração Z Imagem: Getty Images

De Nossa

16/08/2021 17h21

Enquanto a Geração Z já está de malas prontas para viajar assim que possível, os millennials e os membros da Geração X são bem mais cautelosos. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas GetYourGuide, que ouviu mais de 1.000 americanos entre 16 e 56 anos durante o mês de julho de 2021, e divulgada pelo site internacional da revista Time Out.

Primeiro, é preciso entender quem são estes grupos. Segundo o Pew Research Center, nos EUA, os jovens da Geração Z nasceram entre 1997 e 2012, ou seja, têm entre 9 e 24 anos hoje. Já os millennials, ou Geração Y, nasceram entre 1981 e 1996 e estão hoje na faixa dos 25 aos 40 anos. E, por fim, a Geração X, nascida entre 1965 e 1980, tem entre 41 e 56 anos.

E se tem algo em que esses grupos concordam, segundo a pesquisa, é que todo mundo já começou a planejar suas próximas férias: 70% dos participantes admitiram que já têm ideias ou até reservas fechadas para sair de casa e curtir a volta ao mundo após mais de um ano.

No entanto, é a Geração Z que está mais propensa a ter reservas feitas ou começar a comprar passagens. Mais da metade dos entrevistados de até 24 anos respondeu que está pensando em viajar internacionalmente. Em comparação, apenas 35% dos millennials estão dispostos a embarcar em um avião para outro país e, no caso da Geração X, o número é ainda menor: cerca de 20% toparia a aventura no atual cenário.

A Geração X demonstrou ser a mais cuidadosa. Enquanto a Geração Z e os millennials já estão aproveitando o fim das restrições em alguns lugares — 37% dos Z e 34% dos Y admitiram terem viajado a outra cidade no último mês —, os X ainda estão em casa: 33% respondeu que não pisou em outra cidade em mais de um ano.

Outro ponto em que todos concordam: primeira parada é a praia. Em seguida, pretendem ir às regiões de serra e montanha, depois para grandes cidades e, por fim, para o interior. O motivo dessa preferência não é só pela saudade do sol: a maior preocupação para a maior parte dos entrevistados era estar ao ar livre e diminuir a possibilidade de se infectar com a covid-19.

A segurança da viagem, especialmente sanitária, é a maior preocupação para 57% dos membros da Geração Z, 54% dos millennials e 55% dos X. Mas quando o assunto é dinheiro, é justamente a Geração Y que está mais disposta a gastar, especialmente em experiências únicas, que são listadas como prioridade (por terem tido anteriormente o maior impacto em suas férias favoritas) para 48% dos millennials, 43% daqueles da Geração X e 38% dos jovens da Geração Z.

E, por fim, flexibilidade em relação a cancelamentos foi uma preocupação de 24% dos ouvidos, que temem prejuízos diante das incertezas provocadas pela pandemia.