Topo

27 casos de covid-19 são detectados em navio de cruzeiro temático no Caribe

navio cruzeiro - Divulgação
navio cruzeiro Imagem: Divulgação

De Nossa

16/08/2021 10h27

Até o momento, 27 casos de covid-19 foram diagnosticados a bordo de um cruzeiro temático na costa de Belize, no Caribe, informou o órgão do governo para o turismo no país na sexta-feira (13).

O navio Carnival Vista — que é repleto de atrações de parques de diversões, como teleféricos e tobogãs — atracou na região com 2.895 passageiros e 1.441 tripulantes na quarta-feira (11). Dois dias depois, após os testes exigidos pré-desembarque, 26 funcionários e um turista já haviam testado positivo para o SARS-CoV-2.

Ainda segundo o Ministério do Turismo, todos já foram isolados e a maioria continua assintomática. Além disso, todos os tripulantes infectados já haviam sido imunizados. Mais de 900 testes foram realizados entre aqueles que tiveram contato direto ou indireto com os infectados e novos casos não foram encontrados. Mesmo assim, passageiros e tripulantes são obrigados a usar máscaras N95/PFF2 e as áreas de convívio social da embarcação foram fechadas.

A empresa Carnival afirmou em comunicado à CNN que estava gerenciando o "pequeno número" de casos de covid-19 no navio Carnival Vista, mas se recusou a determinar exatamente quantos eram. Para o próximo cruzeiro, que partiu dia 14, a companhia anunciou que exigiria um teste negativo de cada passageiro, além da testagem obrigatória feita já na embarcação, e o uso de máscaras nos espaços fechados.

Dentre os turistas a bordo, 96,5% estavam vacinados; já os funcionários foram 99,98% vacinados. A variante delta gera preocupações para os órgãos de saúde na América do Norte por ter sido identificado que as infecções se espalham e crescem rapidamente mesmo entre aqueles que estão imunizados. O governo de Belize informou que proíbe o desembarque quando mais de 2% dos passageiros de um navio testam positivo para a covid-19.