Topo

São Francisco exigirá prova de vacinação em bares, restaurantes e mais

A ponte Golden Gate, em São Francisco, na Califórnia (EUA) - Robert Galbraith/Reuters
A ponte Golden Gate, em São Francisco, na Califórnia (EUA) Imagem: Robert Galbraith/Reuters

De Nossa

14/08/2021 08h10

São Francisco, na Califórnia, uma das cidades com a vida noturna mais movimentada dos Estados Unidos, passará a exigir o passaporte sanitário — com documento que prova a vacinação completa do visitante — para entrada em bares, restaurantes, baladas, academias e outros espaços fechados públicos.

A nova regra entra em vigor a partir do dia 20 de agosto. London Breed, prefeita de São Francisco, esclareceu ao público através de suas redes sociais ontem (12), que a determinação se aplica também a qualquer pessoa que adentre shows, jogos esportivos e eventos com mais de mil pessoas.

Apenas menores de 12 anos e cidadãos que, por alguma razão médica, não podem ser vacinados estão desobrigados do documento, já que ainda não podem ser vacinados na cidade.

"Vacinas são nossa porta de saída dessa pandemia. Através delas, poderemos viver nossas vidas juntos e com segurança. Diversos negócios, pequenos e grandes, já estão exigindo prova de vacinação. Esta nova ordem de saúde tem como objetivo proteger empregados, residentes e visitantes, além de manter nosso comércio aberto", anunciou.

Estabelecimentos comerciais terão até 13 de outubro para garantir que todos os seus funcionários foram vacinados. Turistas, nacionais ou internacionais, podem apresentar os cartões de vacinação ou documento oficial do país de origem que prova a imunização do visitante.

Já os moradores da Califórnia também podem usar o cadastro do código de barras oferecido pelo governo local para fazer o upload do seu status de vacinação na entrada dos locais.