PUBLICIDADE
Topo

Prove o Arroz do Cerrado, da chef que recebeu o príncipe Harry no Brasil

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

14/08/2021 04h00

Mineira que fez carreira e fama em Brasília, a chef Leninha Camargo ensina seu Arroz do Cerrado no "Brasil com Zeca", programa de Nossa, no Canal UOL. Uma receita, segundo ela, simples e barata de fazer: "aromas, cores e sabores para encantar."

Enquanto conversa com Zeca Camargo, ela apresenta sua paellera e conta como desenvolveu o passo a passo.

Desenvolvi este preparo no aniversário de 50 anos de Brasília, que não tem muita referência gastronômica. Uma espécie de releitura da paella espanhola, mas com produtos do Cerrado e carnes nossas."

Ao longo da feitura do arroz famoso, um truque poderoso: "se tiver ficando 'fundo' na panela, vai soltando. Assim que o arroz pega sabor".

O cenário cultural e gourmet de Brasília, ela comenta, é assim: "cada um trouxe um pouquinho da sua cultura, nordestinos, mineiros e paulistas. A gente recriou os pratos". A experiência de um país inteiro na panela.

Experiência internacional

Leninha Camargo  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leninha Camargo
Imagem: Reprodução/Instagram

Leninha foi estudar gastronomia na Itália, onde descobriu uma nova paixão: o azeite de oliva. De volta à capital federal, centro efervescente dos eventos políticos, ela tornou o Cerrado ainda mais saboroso.

"Quando eu comecei como autodidata, cheguei em Brasília muito novinha, cozinhava com minha mãe. Abri restaurante que durou até 2001, mas vendi e fui para a Itália, onde me apaixonei por azeite. Retornei ao Brasil e criei um projeto com azeites do mundo", diz a chef, que é natural de Bom Despacho. No reality "Mestre do Sabor", da TV Globo, ela recuperou a memória afetiva com a cozinha do seu estado.

Cozinha italiana ou brasileira? "Sou daquelas não só apaixonada pela cozinha brasileira mas principalmente apaixonada pelo produto da terra, do pequeno produtor", responde.

Responsável por tocar as áreas VIPs da Copa do Mundo na capital Federal, Leninha decidiu impressionar exibindo o que temos de mais precioso: a variedade. Foi assim que ela fez bonito para autoridades como o príncipe Harry, entre outras.

"O rei e a rainha da Suécia vieram para uma turnê no Brasil, e a agência começou a procurar chefs para fazer o trabalho e me acharam.

Os outros cozinheiros apostaram em caviar e lagosta, eu fui de coisa nossa, sucos tropicais preparados na hora, fornos assando pão de queijo, café coado no coador. Servi uma tilápia no fim. Simples, mas nosso."

Atualmente, a chef executa eventos com experiências gastronômicas que ultrapassam a cozinha. Uma delas é é o projeto "Cinema mesa", no qual ela elabora um cardápio todo em cima da temática do filme escolhido pelo comensal, harmonizado com vinhos e ou drinques. "Um crítico de cinema vai junto", ela avisa.

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.