Topo

Peperômia melancia: planta é fácil de cuidar e tem beleza única

Não quer complicação na sua urban jungle? Opte pela peperômia melancia - Getty Images/iStockphoto
Não quer complicação na sua urban jungle? Opte pela peperômia melancia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

14/08/2021 04h00

A Peperômia Melancia (Peperomia argyreia) é uma planta que encanta qualquer um à primeira vista, graças a sua beleza única e peculiar.

Afinal, as folhas arredondadas, zebradas e brilhantes que justamente lembram a casca de uma melancia, são um atrativo singular e incontestável para os apaixonados por plantas na decoração.

A boa notícia é que, além de lindas, a Peperômia Melancia também é muito fácil de ser cuidada. Pelo menos é o que garante Juliana Zanetti Guimaro, especializada em arte botânica e criadora da butique de plantas Florinda e Matildo.

Como é nativa da Mata Atlântica é uma planta super adaptada ao nosso clima, luz e variações de temperatura", diz.

Peperômia Melancia  - Florinda e Matildo - Florinda e Matildo
Peperômia Melancia, uma plantinha fácil de cuidar
Imagem: Florinda e Matildo

Segundo ela, uma dica preciosa é garantir um substrato adubado e com boa drenagem, lembrando de repor os nutrientes pelo menos a cada três meses.

"Também é preciso deixar a terra secar entre uma rega e outra, pois a peperômia não tolera o solo encharcado. A frequência vai variar conforme as condições do local (temperatura, ventilação e incidência da luz), além do material e tamanho do vaso. O mais indicado é fazer o teste do dedo para ver como está o solo", detalha.

Onde colocar a peperômia

Assim como a maioria das plantas que são cultivadas dentro de casa, o ideal é que a Peperômia Melancia seja acomodada em locais bastante iluminados, ou seja, próximo a uma janela.

Peperômia melancia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Peperômia melancia precisa de boa luminosidade
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Ela gosta de bastante luminosidade, mas sol direto só se for aquele fraquinho da manhã ou final de tarde, caso contrário pode queimar suas folhas", enfatiza a especialista.

Mas qual tipo de vaso escolher? Juliana aponta que os mais indicados são os de cerâmica, barro ou plástico. "E é imprescindível que ele tenha furos na parte inferior para o escoamento da água", diz.

Juliana ainda completa que os vasos de plástico conservam a umidade por mais tempo e tem menos respiro, sendo assim ideais para quem precisa de mais espaçamento entre as regas. Já os de cerâmica e barro são mais porosos e oferecem mais permeabilidade, necessitando que as regas sejam mais frequentes.

Para quem tem animais e crianças em casa, um alívio: a peperômia melancia não tem potencial tóxico e, segundo Juliana, está liberada para embelezar a sua casa sem medo.

Deu ruim na sua peperômia melancia? Saiba como recuperá-la - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Deu ruim na sua peperômia melancia? Saiba como recuperá-la
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como recuperar a planta

Tem uma peperômia melancia em casa e o cultivo "deu ruim"? Então confira algumas dicas para recuperar a planta:

  • Regue para manter a terra úmida e deixe o vaso onde bata sol fraquinho da manhã;
  • Dentro de casa, ela deve ficar bem pertinho de uma janela com muita claridade;
  • Se os passos anteriores não derem certo, troque a planta de vaso e renove o substrato, adubando de forma correta com esterco ou húmus de minhoca;
  • Lembre-se de eliminar eventuais pragas.