Topo

Como fazer cebola caramelizada igual a de hamburguerias

De Nossa

14/08/2021 08h11

Neste episódio de Vai Ter Churras sobre como fazer um hambúrguer do zero, o craque Bruno Salomão ensina a receita da cebola caramelizada.

Estrela de hamburguerias, a pedida agrega os sabores ácido e doce. Por isso, é importante buscar o equilíbrio entre os dois elementos e não cair na cilada de exagerar no dulçor.

É cebola caramelizada, não doce de cebola. A ideia é ser como um picles levemente adocicado".

Vai Ter Churas - Hambúrguer - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Como fazer

Fatie em meia-lua quatro cebolas-roxas. Numa frigideira, coloque a gordura de sua preferência — Bruno usou a de bacon. Deixe a cebola refogar até ficar translúcida.

Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo. Adicione 1/3 de xícara de vinagre balsâmico e 1/3 de xícara de glucose de milho. A glucose lembra um mel e é encontrada em qualquer supermercado.

Coloque também 1 colher de sopa de molho inglês e deixe reduzir. Sirva com o seu hambúrguer preferido: é do time do smash ou do tradicional? Aprenda os dois aqui.

Vai Ter Churas - Hambúrguer - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.