Topo

Chipre ganha museu submarino com esculturas de até 13 toneladas

Uma das esculturas disponíveis para os visitantes do Musan, em Chipre - Reprodução/Instagram
Uma das esculturas disponíveis para os visitantes do Musan, em Chipre Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

14/08/2021 08h12

A ilha de Chipre, no Mediterrâneo, acaba de ganhar uma curiosa atração: o Musan, um museu submarino a cerca de 200 metros de sua costa, com esculturas de até 13 toneladas.

As 93 obras são assinadas pelo artista Jason deCaires Taylor, responsável por outra galeria subaquática, em Cannes, na França.

Para conhecer o acervo, é necessário mergulhar, já que a exposição acontece a 10 metros de profundidade na região da praia de Pernera. As instalações foram dispostas de forma a mimetizar uma floresta selvagem terrestre e a interação do homem com a natureza.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as árvores colocadas debaixo d'água foram construídas em materiais com pH neutro para não desequilibrar o ecossistema do novo ambiente. A ideia é que a vida marinha — como algas e pequenos animais — possa, eventualmente, se incorporar a elas e se desenvolver organicamente.

O trabalho de Jason deCaires Taylor é parte de um movimento conhecido como "eco-art", que questiona a ação destrutiva do homem em relação à natureza, resultando em aquecimento global, perda de biodiversidade e desequilíbrio de ecossistemas.

Veja mais imagens do Musan: