Topo

Receitas de boteco: quatro petiscos para levar o clima de bar pra casa

Rolinho primavera recheado de cupim: vai bem com cervejinha - Isaac Murray/Getty Images
Rolinho primavera recheado de cupim: vai bem com cervejinha Imagem: Isaac Murray/Getty Images

De Nossa

13/08/2021 04h00

Coloque a cerveja para gelar que é hora de transformar a sala de casa num verdadeiro boteco. Com a pandemia e o isolamento social, muita gente deixou de frequentar bares e restaurantes e percebeu como é possível remontar o clima dentro do próprio apartamento para matar a saudade.

A começar pelas comidas. Frituras, caldinhos e carnes sempre marcam presença nos cardápios dos botecos por aí. Selecionamos quatro receitas que estão dentro desse estilo e podem ser saboreadas como petiscos.

Todas elas fazem parte da 21ª edição do Comida di Buteco. O evento, criado em 2000, acontece até 29 de agosto em 21 cidades e tem como objetivo promover a cultura de bar e eleger o melhor estabelecimento do país.

O campeão é revelado por meio de uma combinação entre os votos do público e de especialistas, dados a partir da avaliação dos pratos em sistema delivery e take out.

Confira como fazer os ícones de quatro casas paulistanas participantes.

"Tapas" de cuadril

O nome do petisco da Picanharia Mercadão brinca com o nome dado a picanha na argentina (tapa de cuadril) e a palavra "tapas", que significa petiscos em espanhol. O acepipe de sotaque hispânico consiste em picanha desfiada temperada com açafrão servida junto de presunto cru, legumes agridoces e creme de batata.

"Tapas" de cuadril (aperitivo de picanha)

Dificuldade Fácil
10 porções
75 min
Ver receita completa

Cebola recheada

Chamado de "rei também chora", o petisco do Comida di Rei tem diversas etapas. Prepara-se a carne seca na panela e cozinha-se a abóbora no forno para virar purê. Os dois preparos formam camadas de recheio de uma cebola com gostinho de brasa.

Cebola recheada com carne seca

Dificuldade Médio
3 porções
90 min
Ver receita completa

Caldinho de quengas

O Point dos Caldos revela o passo a passo do caldinho à base de mandioca combinado com frango desfiado. Temperos como cebola, alho, colorífico e ervas frescas dão mais sabor à pedida, que é servida com ovos de codorna e torresmos.

Caldinho de quengas

Dificuldade Fácil
20 porções
60 min
Ver receita completa

Harumaki de cupim

Batizado de "deu cupim na mesa du buteco", o tiragosto é um rolinho de primavera recheado de cupim desfiado com cream cheese, cenoura e alho-poró. Três molhos acompanham: barbecue de beterraba, geleia de laranja picante e maionese de alho-poró.

Harumaki de cupim

Dificuldade Médio
10 porções
180 min
Ver receita completa