Topo

United Airlines exigirá vacinação de todos os seus funcionários nos EUA

Aviões da United Airlines no aeroporto internacional de São Francisco, Califórnia - Chameleonseye/Getty Images
Aviões da United Airlines no aeroporto internacional de São Francisco, Califórnia Imagem: Chameleonseye/Getty Images

De Nossa

09/08/2021 09h21

A United Airlines exigirá que todos os seus funcionários que residem nos Estados Unidos sejam vacinados, anunciou a companhia aérea em comunicado à publicação Travel and Leisure hoje (6).

A empresa avalia que as vacinas se provaram efetivas e a exigência entrará em vigor cinco semanas até a aprovação oficial do FDA (Food and Drug Administration, a agência reguladora de medicamentos do país, análoga à Anvisa) ou em até cinco semanas após 20 de setembro, caso o órgão não tenha aprovado ainda nenhuma vacina até lá.

De acordo com o jornal The New York Times, o FDA deve dar seu sinal verde à vacina da Pfizer/BioNTech no início do próximo mês. Atualmente, tanto este quanto os imunizantes da Moderna e da Janssen são administrados no país em caráter emergencial apenas.

Os funcionários da United terão que enviar cópias digitais de seus cartões de vacinação a um site interno da empresa. Aqueles que se recusarem a ser vacinados terão seus contratos encerrados. Exceções serão feitas apenas para quem não puder se vacinar por questões de saúde ou religiosas.

Até o momento, a United Airlines estima que 90% de seus pilotos e quase 80% de seus comissários de bordo estejam totalmente imunizados.

"Nós sabemos que alguns de vocês discordam desta decisão de exigir a vacina para todos os funcionários da United. Mas, nós não temos uma responsabilidade maior com vocês ou com seus colegas do que aquela de garantir a segurança de todos quando vocês estão trabalhando. Os fatos são claros: todos estão mais seguros quanto todo mundo está vacinado", afirmou o CEO da companhia, Scott Kirby, em carta dirigida aos funcionários e encaminhada à Travel and Leisure.

"Nos últimos 16 meses, Nós mandamos dezenas de cartas de pêsames para familiares de funcionários da United que foram vítimas da covid-19. Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos para que possamos prevenir que outro membro da família United receba esta carta", completou.

A empresa ainda anunciou que funcionários que já foram vacinados e aqueles que se vacinarem antes de 20 de setembro receberão um pagamento adicional referente a um dia de trabalho como incentivo.

Apesar das exigências em relação à sua equipe, a United não tem planos de exigir a vacinação de clientes. Passageiros, no entanto, devem usar máscaras para embarcar nos aviões e dentro dos aeroportos nos EUA até, pelo menos, 13 de setembro, segundo a última decisão da TSA (Transportation Security Administration - Admistração de Segurança de Transportes, o órgão federal que regula o trânsito de aeroportos no país).