Topo

Porto Rico implementa exigência de exames e vacinação para turistas

San Juan, Porto Rico - Stockphoto
San Juan, Porto Rico Imagem: Stockphoto

De Nossa

09/08/2021 14h48

Porto Rico passará a exigir de todos os turistas e funcionários de hotéis, pousadas e outros tipos de hospedarias uma prova de vacinação ou um teste negativo para a covid-19 feito com até 72 horas de antecedência à chegada aos locais.

A medida, que entrará em vigor em 16 de agosto, foi anunciada pelo governador da ilha, Pedro Pierluisi. Ele garantiu que a exigência também vale para aluguéis através das plataformas Airbnb e Vrbo.

"Não podemos baixar a nossa guarda. Há vacinas para todos. Vacinação é a solução", afirmou à agência Associated Press.

Quem se hospedar no território por mais de uma semana, que é parte dos Estados Unidos, deve continuar a apresentar testes negativos semanalmente. Para viajar para Porto Rico, cidadãos americanos já são obrigados a subir uma versão digital de seus cartões de vacinação junto a um formulário de declaração de viagem no portal da ilha.

Turistas não vacinados que chegarem a Porto Rico sem um exame negativo para a covid-19 devem apresentar um em até 48 horas ou pagarão uma multa de US$ 300. Caso o resultado seja positivo, o viajante deve ser isolado — e arcar com os custos do isolamento.

O CDC (Centro de Controle de Doenças, em inglês) considera que a ilha tem alto risco de contágio para o Sars-COV-2. Em 1º de agosto, cerca de 76,8% da população local já estava vacinada com pelo menos uma dose e 66,7% havia sido totalmente imunizada.

No entanto, o secretário de saúde Carlos Mellado estima que 20% de todas as internações em Porto Rico são de indivíduos que já haviam recebido a imunização completa e alerta para a importância dos cuidados essenciais diante da presença da variante delta.