Topo

Dia dos Pais: esfiha mantém viva memória e legado de patriarca sírio

Joseph, hoje com 22 anos, segurando a foto do pai, Moris, em frente ao empório da família - Keiny Andrade/Uol
Joseph, hoje com 22 anos, segurando a foto do pai, Moris, em frente ao empório da família Imagem: Keiny Andrade/Uol

Gabrielli Menezes

De Nossa

08/08/2021 04h00

A semelhança entre Joseph Moris e o pai, o imigrante sírio Moris Joseph Azar, começa no nome e vai para a aparência. Logo na foto dá para notar: é o formato do rosto, do nariz, das sobrancelhas e até a maneira de arrumar o cabelo.

Clientes fiéis do empório árabe Samir Amis, aberto em Moema em 2006 pelo genitor e tocado desde 2016 pelo filho, vão além na comparação. "Todos os dias o que eu mais ouço é que meu jeito de falar e de andar são iguais aos dele", diz Joseph.

A aptidão para os negócios também parece que é genética. Moris incentivava Joseph ainda adolescente a conhecer a fundo a loja da família.

Eu dava risada na época, mas também achava o máximo. Percebia que ele confiava em mim."

Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Joseph com pão sírio: o primeiro negócio do pai
Imagem: Keiny Andrade/Uol

Aos 15, o menino já sabia tim-tim por tim-tim do que tinha nas prateleiras. Às vezes, chegava a ser desafiado pelos fregueses: "eles gravavam vídeos porque achavam curioso ver um moleque que parecia ter 30 anos. Eles me faziam perguntas para ver se eu sabia explicar".

Moris também apresentou ao filho toda a operação do empório, desde o contato com fornecedores até a administração do dinheiro, quase como se estivesse dando a mentoria que ele gostaria de ter tido.

Imigrante empreendedor

Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Produção de esfihas...
Imagem: Keiny Andrade/Uol
Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
...do atacado ao varejo
Imagem: Keiny Andrade/Uol

Moris saiu da Síria e chegou ao Brasil com 29 anos, em 1988. Sem saber falar português, teve a sorte de ser levado por um taxista para a Abdo Schahin, rua no centro de São Paulo conhecida pelas colônias árabes.

Ele começou a trabalhar num restaurante pertencente a um libanês e não demorou a assumir a churrasqueira, de onde saíam kaftas e espetos. Mas o que chamou a sua atenção foi o pão sírio.

"Na época, não tinha pão sírio em qualquer lugar. As pessoas faziam em casa ou iam num restaurante para comer", conta Joseph.

Esfiha artesanal foi e é sustento da família - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Esfiha artesanal foi e é sustento da família
Imagem: Keiny Andrade/Uol

Essa foi a sacada para que Moris investisse no negócio próprio e se dedicasse à produção artesanal da especialidade. Montou, então, uma pequena fábrica numa garagem do bairro Cambuci chamada El Basha.

Com a ascensão de um concorrente, no entanto, o empreendedor resolveu mudar o foco para esfihas. "Também deu certo porque era difícil encontrar esfihas prontas para só esquentar em casa e comer".

Veja o passo a passo da esfiha de carne clicando na imagem abaixo:

Esfiha de carne

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Além de fazer sucesso dentro da comunidade e em mercadinhos, o salgado caiu nos gostos do gerente do Carrefour, que o convidou para fazer uma parceria de vendas. "Ele ficou muito feliz, mas também assustado. À época, ele era sozinho aqui".

As bandejinhas com esfihas em tamanho coquetel ficaram nas geladeiras do hipermercado por mais dez anos. "Ele ganhou dinheiro e comprou uma casa com quatro quartos no Ipiranga para trazer a família dele para o Brasil. Era o seu maior sonho".

Joseph, Julian e Rula: filhos e esposa de Moris Azar - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Joseph, Julian e Rula: filhos e esposa de Moris Azar
Imagem: Keiny Andrade/Uol

Moris foi para a Síria, mas em vez de voltar com os pais e os irmãos, seguiu a tradição do casamento e aterrissou em São Paulo junto da esposa Rula Hanna, com quem teve Joseph e Julian.

Em 2005, a demanda do Carrefour cresceu tanto que ficou maior do que a El Basha poderia oferecer e a fábrica chegou ao fim. No ano seguinte, ele abriu as portas do Samir Amis, criando um contato direto com o público.

A ideia foi oferecer alimentos típicos trazidos da fonte, além de apetrechos culturais como shisha (narguilé) e bule de café turco. As esfihas que sustentaram a família até então foram para um cardápio pensado para levar e ganharam a companhia de receitas de Rula, como charutinho de uva, arroz com lentilha e homus.

Legado para carregar aos 16

Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Desde os 16, Joseph está à frente do negócio; hoje ele tem 22 e vende 5 mil esfihas por dia
Imagem: Keiny Andrade/Uol

Em março de 2016, Joseph, o irmão e a mãe foram pegos de surpresa por uma eventualidade. Moris foi descansar no escritório, no andar de cima de cima do empório, e não acordou mais.

O local da morte, provocada por um infarto fulminante decorrente de diabetes, foi quase premeditado pelo patriarca. "Ele me falava: "pode anotar, o dia que falecer será dentro dessa loja".

Era como se ele soubesse que eu seria o sucessor dele."

De acordo com Joseph, Moris era 100% focado trabalho. Trabalhava de domingo a domingo, da hora de abertura ao fechamento. "Foi um momento difícil. Não temos família no Brasil. Minha mãe entrou em luto e não queria mais saber dos negócios. Meu irmão tinha 12 anos e eu, 16".

Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Família seguiu com o negócio após a morte do patriarca
Imagem: Keiny Andrade/Uol

A estratégia do filho mais velho foi seguir o legado do pai no Samir Amis e retomar a venda de esfihas no atacado para mercados, bares, restaurantes e até postos de conveniência.

Mesmo na pandemia, o empório prosperou. "Temos clientes fiéis que fazem muita encomenda. Saem, em média, 5 mil esfihas por dia". Para dar conta de tudo, o número de funcionários subiu de seis para vinte em cinco anos.

O Samir Amis é o que é hoje graças a ele".

Enquanto Rula segue responsável pela produção da comida, Joseph administra a casa com a ajuda de Julian e os ensinamentos de Moris. Mas tem uma diferença significativa na chefia dos dois. Agora, domingo é dia de descanso.

Empório Samir Amis - Moema - Keiny Andrade/Uol - Keiny Andrade/Uol
Preparado pelo pai, ele administra o negócio da família desde os 16
Imagem: Keiny Andrade/Uol