Topo

Autores de tocha olímpica a poltrona: 5 designers japoneses para conhecer

Conheça cinco artistas que usam suas referências orientais para a criação de obras feitas manualmente - Divulgação
Conheça cinco artistas que usam suas referências orientais para a criação de obras feitas manualmente
Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

03/08/2021 04h00

Os japoneses são reconhecidos mundialmente por seu pensamento repleto de soluções de design, que inclui geralmente um olhar para a essência das coisas, sem excessos. Dessa soma de pensamentos surge um desenho que emociona e provoca reflexões sobre materiais, como madeira, e seus ciclos em nossa vida.

Cinco designers à frente de estúdios aclamados comprovam que manualidades podem assumir o status de arte — e quando isso acontece, temos criações surpreendentes.

1. Oki Sato, do Nendo

Oki Sato - Divulgação - Divulgação
Oki Sato
Imagem: Divulgação

O aclamado estúdio de design Nendo desafia formas, pensa no ciclo completo de suas criações e vive fervilhando de lançamentos nas exposições mais hypes de design.

Cadeira Thin Black Lines - Divulgação - Divulgação
Cadeira Thin Black Lines
Imagem: Divulgação
Poltrona Thin Black Lines - Divulgação - Divulgação
Poltrona Thin Black Lines
Imagem: Divulgação

Oki Sato é o designer à frente e a mente brilhante do estúdio. De origem japonesa e canadense, Sato estudou e vive em Tóquio e se supera a cada novidade por puro amor ao design. "Amo dar pequenos momentos '!' às pessoas", diz. Segundo ele, o design precisa ser funcional e divertido, sobretudo.

2. Tokujin Yoshioka

Pane Chair de Tokujin Yoshioka - Divulgação - Divulgação
Pane Chair de Tokujin Yoshioka
Imagem: Divulgação

Ganhador de prêmios mundiais, o artista e designer Tokujin Yoshioka ganhou a TV nos últimos tempos por ser quem desenhou a tocha olímpica de Tokyo 2020. Mas, no Japão e fora dele, seu nome é muito relevante na cena do Design.

Pudera: ele é cria do inventivo designer de produtos Shiro Kuramata e do designer de moda Issey Miyake, que criaram grandes impérios ao redor de seus nomes. Trabalhou ao lado deles no começo da carreira até o momento em que ganhou carreira solo.

Obra de Tokujin Yoshioka - Divulgação - Divulgação
Obra de Tokujin Yoshioka
Imagem: Divulgação

Fez criações ao lado de grandes marcas, mas o que surpreende mesmo é quando Yoshioka faz desenhos autorais e livres, como a poltrona Honey-pop, essa da foto, que está no Museu de Arte Moderna de Nova York — fechada, tem suas folhas comprimidas e aberta assume a face de móvel. Arte na essência.

3. Mikiya Kobayashi

Mikiya Kobaiashi - Divulgação - Divulgação
Mikiya Kobaiashi
Imagem: Divulgação

Móveis e produtos diversos estão no portfólio premiado do designer Mikiya Kobayashi. O minimalismo está sempre em mente, tanto que surgem ideias como a desta scooter, a Ily-Ai, com componentes elétricos, criada para idosos se locomoverem.

Tem muito do trabalho handmade aí, assim como a madeira esculpida é quase um carimbo do design no Japão. Ela impressiona pela simplicidade do sistema, assim como os móveis desenhados por ele - aplaudidos no mundo inteiro.

4. Ryosuke Harashima

Mesa Bucket Re-cord Table de Ryosuke Harashima - Divulgação - Divulgação
Mesa Bucket Re-cord Table de Ryosuke Harashima
Imagem: Divulgação

Peças divertidas estão na mira do designer Ryosuke Harashima, de Kanazawa: veja as lanternas Obake e a mesa de centro Bucket Record Table, ou a poltrona Arko, feita em parceria com o designer Takuya Hamajima.

Na contramão da velocidade da produção japonesa, Harashima é um dos que celebram o feito à mão e inclui itens bem-humorados como esses em seu portfólio.

Poltrona Arko, de Takuya Hamajima e Ryosuke Harashima - Divulgação - Divulgação
Poltrona Arko, de Takuya Hamajima e Ryosuke Harashima
Imagem: Divulgação

5. Kodai Shimizu

Vaso Papered - Divulgação - Divulgação
Vaso Papered
Imagem: Divulgação

Para provar que o handmade pode caber muito bem na vida moderna, Kodai Shimizu criou o Craft-Techmen Project, uma série de equipamentos cotidianos feitos de madeira: secador de cabelos e amplificador de som, entre outros itens.

Dá uma olhada também no Papered Blue, esse vaso de flores desmontável de papel: para flores e folhas secas, é uma ideia encantadora, não?

Craft-Techmen Project - Divulgação - Divulgação
Craft-Techmen Project
Imagem: Divulgação