Topo

Camisa guardada há mais de 10 anos espera para ser usada em dia especial

Nayara Ferreira Monteiro - Arquivo Pessoal
Nayara Ferreira Monteiro Imagem: Arquivo Pessoal

Marilia Marasciulo

Colaboração para Nossa

02/08/2021 04h00

Nayara Ferreira Monteiro

Nayara Ferreira Monteiro

Profissão

Técnica em Nutrição e Dietética

Minha roupa com história

Camisa social que minha mãe deixou para que eu use no dia da minha formatura

Minha mãe trabalhava como auxiliar de idosos e, um dia, ganhou uma camisa social de sua chefe, que tinha muita consideração pela nossa família. Por ser bem elegante, minha mãe nunca usou e me deu de presente quando eu tinha 16 anos. Ela me disse que queria que eu a usasse em uma ocasião importante. Mais precisamente, na minha formatura da faculdade.

Minha família prioriza muito a educação, pois meus pais sempre quiseram fazer faculdade e nunca conseguiram. Tenho uma irmã, eu sou a mais velha, e fomos muito incentivadas a gostar de estudar e buscar nos destacar. Por crescer em São Caetano do Sul, onde as escolas são excelentes, tive a sorte de ter um ensino de qualidade, e o sonho de fazer uma faculdade pela primeira vez pareceu possível para a minha família.

Nayara com a camisa social branca - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Nayara com a camisa social branca
Imagem: Arquivo Pessoal

Mas, infelizmente, minha mãe não pode terminar de acompanhar minha jornada, pois faleceu há oito anos. Pouco antes de ela falecer, em 2012, completei uma formação técnica em nutrição e dietética. Embora eu atue na área e esteja satisfeita, o sonho de cursar uma universidade seguiu vivo e com um estímulo grande que é deixar minha mãe orgulhosa, onde quer que ela esteja.

No ano passado, passei no vestibular para Nutrição, mas optei por não cursar por causa da pandemia. Já esperei tanto tempo, que não custa nada aguardar um pouquinho mais para ter o ensino presencial. Devo começar no ano que vem.

A camisa, porém, segue guardada. Ela não me serve mais — na verdade, experimentei apenas no dia em que ganhei e agora, mas segue guardada para a ocasião. A peça em si não tem nada de tão especial, além de ser formal e delicada, mas é uma lembrança muito presente de minha mãe".

Pretendo levá-la a uma costureira para ver se é possível ajustar para o meu tamanho, ou se podemos pelo menos reaproveitar o tecido para criar uma nova peça. De algum modo, ela vai estar na minha formatura — nem que eu tenha que carregar na minha mão! E, com ela, sem dúvidas minha mãe também vai se fazer presente.

Como usar

Colete

Os coletes estão em alta e são perfeitos para criar looks diferentes com uma camisa branca. Os de tricô são cool, enquanto os mais justinhos, tipo espartilho, deixam o visual mais sexy.

Vestido

A camisa ficou grande? Não se preocupe. Use-a como vestido e saia com um look para lá de descolado e moderno.