Topo

5 spoilers sobre o novo restaurante que Jamie Oliver abre hoje no Brasil

 Jamie Oliver Kitchen - Gabriel R/Divulgação
Jamie Oliver Kitchen Imagem: Gabriel R/Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

26/07/2021 12h49

O chef-celebridade Jamie Oliver escolheu o Brasil para apresentar a sua nova marca para o mundo. É o restaurante Jamie Oliver Kitchen, que abre as portas no Venâncio Shopping, em Brasília, nesta segunda (26).

Conversamos com o cozinheiro inglês, que completa 20 anos de carreira, e selecionamos cinco "spoilers" sobre a inauguração. Confira na lista abaixo.

1. Carreira no prato

A proposta do Jamie Oliver Kitchen é celebrar o trabalho do chef, que ficou marcado por programas de TV de sucesso, por negócios gastronômicos internacionais e pela luta pela democratização dos alimentos orgânicos e naturais — seu projeto mais célebre foi melhorar a qualidade das merendas de escolas britânicas.

Porções para compartilhar... - Divulgação - Divulgação
Porções para compartilhar...
Imagem: Divulgação
...estão na proposta do menu - Divulgação - Divulgação
...estão na proposta do menu
Imagem: Divulgação

Nesse percurso de 20 anos, ele fez inúmeras viagens. "Tive muita sorte de conhecer para lugares incríveis em todo o mundo. Descobri combinações de sabores emocionantes e me inspirei por incríveis chefs locais e por pessoas que cozinham em casa".

Entre os momentos registrados em forma de comida na nova casa está o ceviche. "Durante uma de minhas viagens a Nova York tive a sorte de ser levado a um restaurante peruano subterrâneo. Foi muito divertido. Naquela noite, o aperitivo típico de peixe fresco marinado em sucos cítricos e me inspirei nele para fazer o do Jamie Oliver Kitchen".

2. Ingredientes conhecidos por nós

Tapioca: ingrediente substitui amido de milho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Tapioca: ingrediente da mandioca
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além de contar com inspirações internacionais e clássicos do chef, como a cheesecake de brownie, o menu apresenta receitas desenvolvidas em parceria com o sócio brasileiro, Lisandro Lauretti.

Elas ganham uma espécie de "tradução" com ingredientes celebrados nacionalmente. Dadinho de tapioca servido com geleia de chilli e açaí com compota de banana são dois exemplos.

O foco de explorar sabores locais faz com que as unidades Jamie Oliver Kitchen nunca sejam idênticas".

3. Carne estilo Flintstones

Tomahawk: carne no osso pesa 1 quilo - Ella Miller - Ella Miller
Tomahawk: carne no osso pesa 1 quilo
Imagem: Ella Miller

Na seção de grelhados, dedicada às carnes especiais, chama a atenção o tomahawk. Extraído entre a sexta e décima costela do boi, trata-se da parte mais macia e premium do lombo bovino, de acordo com especialistas.

O corte vai à mesa com um osso de 30 centímetros, pesa 1 quilo e custa R$ 195. Assim como outras carnes, o tomahawk é servido com acompanhamentos e molhos à escolha do cliente. Um deles é feito com pimenta brasileira piri-piri.

4. Tudo para compartilhar

Refeições despretensiosas, saudáveis e acessíveis estão no coração da proposta. Mas, segundo Jamie, o ponto mais importante para se ter em mente ao ir no restaurante é que as comidas foram pensadas para compartilhar.

Os pratos podem ser combinados e misturados".

5. Cozinha-show

Jamie Oliver Kitchen - Rafael Lobo/Divulgação - Rafael Lobo/Divulgação
Balcão de bar
Imagem: Rafael Lobo/Divulgação

Do salão, os clientes podem avistar o trabalho dos cozinheiros e o forno à base de carvão, de onde saem os grelhados. "Isso cria uma espécie de teatro em torno dos chefs e da comida — eu adoro isso!"

Com 620 metros, o estabelecimento é dividido em diversos ambientes — terraço, lounge, bar e restaurante — para receber clientes a qualquer hora do dia: café da manhã, almoço ou jantar.

Brasil na mira

Jamie Oliver Kitchen - Rafael Lobo/Divulgação - Rafael Lobo/Divulgação
Jamie Oliver Kitchen, em Brasília
Imagem: Rafael Lobo/Divulgação

Apesar do baque que sofreu com a falência de 25 restaurantes no Reino Unido, em 2019, o Jamie Oliver Group ainda possui 53 estabelecimentos em 21 cidades do mundo.

 Jamie Oliver Kitchen - Gabriel R/Divulgação - Gabriel R/Divulgação
Jamie Oliver e Lisandro Lauretti: perceiros de negócio há 10 anos
Imagem: Gabriel R/Divulgação

E essa não é a primeira vez que o chef decide investir no Brasil. O restaurante de massas Jamie's Italian, por exemplo, chegou em solo paulistano em 2015 e ganhou uma filial em Curitiba.

No ano passado, a empresa apostou também no delivery e nos sandubas ao lançar o Jamie Oliver's Dinner em São Paulo. Segundo o grupo, a inauguração em Brasília é apenas uma das quinze inaugurações previstas para acontecer pelo mundo até o fim de 2021.