Topo

Como deixar a carne do coxão mole macia para o churrasco; aprenda a técnica

De Nossa

25/07/2021 04h00

Fazer churrasco com carnes baratas não é fácil, especialmente em tempos de pandemia e preços nas alturas. Neste episódio de Vai Ter Churras, o apresentador Bruno Salomão aceitou o desafio de preparar uma refeição na brasa sem pesar no bolso.

A escolha de corte foi o coxão mole. Localizado na parte traseira do animal, a peça também é conhecida como chã de dentro. "O coxão mole apresenta certa maciez, mas precisa de uma ajudinha para entrar na grelha".

Segundo o churrasqueiro, a dica de ouro está no amaciamento. No próprio açougue é possível pedir para o profissional passar o corte pelo chamado amaciador mecânico.

Coxão Mole - Vai Ter Churras - Nossa/UOL - Nossa/UOL
Comparação: coxão mole com (esq.) e sem (dir.) amaciamento
Imagem: Nossa/UOL

Caso o estabelecimento perto da sua casa não ofereça essa opção, faça você mesmo.

Funciona assim: coloque o coxão mole sobre uma tábua e, para evitar que vá pedacinhos de carne para todos os lados, cubra com um papel manteiga ou plástico filme.

Bata em um só lado da carne com um martelinho próprio ou com a parte de trás da faca (nunca com a lâmina). Faça movimentos rápidos, curtos e leves:

Não esmague nem destrua a carne. Você vai perceber que ela logo ficará macia porque quebramos o colágeno que segura as fibras."

A dica também pode ser aplicada para preparar bife à milanesa ou o grelhado do dia a dia.

Como dar sabor e assar

Coxão mole - Vai Ter Churras - Nossa/UOL - Nossa/UOL
Coxão mole passa de 6 a 8 minutinhos pela brasa
Imagem: Nossa/UOL

Após esse pré-preparo, é hora de acender a churrasqueira e temperar a carne. Para cada quilo de coxão mole, misture uma colher de chá de sal, meia de pimenta-do-reino, meia de tempero completo (receita abaixo) e um terço de extrato de tomate. "É só um pouquinho para dar cor e sabor".

De acordo com Bruno, a carne amaciada absorve bem os sabores. Passe a mistura dos dois lados, mas sem exagerar para não perder o gosto natural do boi, que, lembrando, está caro.

Deixe o coxão mole temperadinho na geladeira por no mínimo uma hora. Quando o fogo estiver me brasa, coloque o corte na grelha e deixe-o caramelizar de três a quatro minutinhos de cada lado.

Tempero completo

Pastinha no liquidificador - Annick Vanderschelden Photograph/Getty Images - Annick Vanderschelden Photograph/Getty Images
Pastinha no liquidificador
Imagem: Annick Vanderschelden Photograph/Getty Images

Na primeira temporada de Vai Ter Churras, Bruno ensinou a fazer uma saborosa mistura para ter sempre à mão na geladeira.

No liquidificador, ele bate duas cebolas, uma cabeça de alho, três folhas de louro, uma pimenta à escolha do cozinheiro inteira (com sementes e tudo), meia colher de chá de sal e 100 mililitros de óleo de milho.

Quem quiser pode adicionar salsinha, cebolinha e coentro. Guarde a pastinha pronta num pote bem higienizado e deixe refrigerador. Dura até três meses.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.

Itens para churrasco

Pegador de carne

Tábua de madeira

Pedra para afiar dupla face

Kit com faca chaira e garra de urso

Rodapé content commerce -  -