Topo

Dia do Biscoito: 8 receitinhas fáceis para todos os gostos

Biscoito de coco à base de merengue: aprenda o passo a passo e celebre a data  - Divulgação
Biscoito de coco à base de merengue: aprenda o passo a passo e celebre a data Imagem: Divulgação

De Nossa

20/07/2021 04h00

Prepare-se para sujar a mesa e o avental de farinha que hoje é Dia do Biscoito — ou da bolacha, a depender de onde você mora. Celebrada nacionalmente dia 20 de julho, a guloseima versátil é capaz de agradar diferentes paladares.

Isso porque ela aparece em versões doces e salgadas, de textura crocante ou amanteigada, e ainda pode ser recheada. Tudo isso, é claro, dependerá da receita.

Selecionamos oito preparos para reproduzir em casa e, quem sabe, com a ajuda das crianças. Vannessa Magalhães, confeitaria do Senac do Rio de Janeiro, diz que os biscoitos costumam atrair os pequenos: "a massa se assemelha a uma massinha de modelar".

Biscoito - Getty Images/Westend61 - Getty Images/Westend61
Versátil, biscoito é boa pedida para preparar com as crianças
Imagem: Getty Images/Westend61

Aposte em cortadores diversos e em confeitos para tornar a atividade mais divertida. Só não se esqueça de armazenar corretamente para aproveitar a guloseima por mais tempo. "Deixe fora da geladeira em potes com tampas para evitar umidade e manter a crocância dos biscoitos".

Confira as receitas a seguir:

Lambuzado de ganache

A massa neutra ganha graça com a ganache de chocolate. Quem quiser um sabor a mais pode ser adicionar essências, como a de baunilha, ou rapas de frutas cítricas. Laranja costuma ir bem com cacau.

Biscoito com ganache de chocolate

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Recheado de geleia

Com dois biscoitinhos dá para fazer uma espécie de "casadinho". Com um furo no centro da parte de cima, o recheio vermelhinho fica aparente e apetitoso.

Biscoito com geleia de morango

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Coco em dose dupla

A bolacha, que tem duas texturas de coco, é feita com uma base fácil de merengue. Bastam vinte minutinhos no forno para ter biscoitos leves e saborosos.

Biscoito de coco

Dificuldade Fácil
60 min
Ver receita completa

Gostinho de coco

Sabe aquele biscoitinho da sorte, que você ganha quando come algum prato em um restaurante chinês? Dá para fazer em casa com cinco ingredientes: farinha, açúcar, clara de ovo, sal e essência de baunilha. A parte mais desafiadora é moldá-los ainda quente.

Biscoito chinês da sorte

Dificuldade Fácil
25 porções
40 min
Ver receita completa

Polvilho clássico

O delicioso biscoito salgado leva uma hora para ser preparado em casa. O segredo está em escaldar o polvilho e o açúcar com uma mistura quente de água, óleo e leite. Só não vale deixar formar gruminhos.

Biscoito de Polvilho

Dificuldade Fácil
40 porções
60 min
Ver receita completa

Azedinho e charmoso

Esse biscoitinho é tão fácil como contar "1, 2, 3". Açúcar, manteiga e farinha de trigo são misturados na tigela, moldados e levados ao forno. Para incrementar a aparência, use corante amarelo para tingir a maior parte da massa e imitar o limão siciliano.

Limãozinho 1,2,3

Dificuldade Fácil
35 porções
30 min
Ver receita completa

Doce que só

Além da farinha de trigo, a receita leva amido de milho. Mas inusitada é mesma a presença de leite condensado, que se soma — e não substitui — o açúcar.

Bolacha de Leite Condensado

50 porções
45 min
Ver receita completa

Chá acompanha

Aromática, a bolacha leva chá verde moído e casca de laranja. Deixe a massa descansar na geladeira antes de cortar e levar ao forno. Enquanto assa por cinco minutinhos, prepare o chá.

Biscoito de Chá Verde

Ver receita completa