Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Pesquisadora encontra sucuri gigante ao monitorar ninho no Pantanal

Sucuri foi filmada durante trabalho de pesquisa para avistar ninho de arara - Reprodução/Instagram
Sucuri foi filmada durante trabalho de pesquisa para avistar ninho de arara Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa, em São Paulo

19/07/2021 22h20Atualizada em 19/07/2021 22h21

Uma pesquisadora do Instituto Arara Azul encontrou uma surpresa enquanto monitorava um ninho do pássaro no Pantanal: uma sucuri gigante que rastejava pelo local.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pela reserva ecológica Caiman, que fica no Mato Grosso do Sul. A estudiosa Kéfany Ramalho estava em meio a mata, se preparando para subir até a copa de uma árvore Manduvi, onde observaria os pássaros, quando foi avisada por um assistente, identificado como Éverson, sobre a presença do réptil.

"Olha só, a gente veio aqui monitorar esse ninho natural de Arara Azul e o Éverson me chama pra dar uma olhada em uma coisinha que ele viu ali no fundo, que eu já até perdi, mas é fácil de achar", avisou a pesquisadora no vídeo, procurando a cobra com a câmera, até achá-la se arrastando entre os galhos.

"Olha o tamanho daquela sucuri. Tranquilona. Olha que coisa mais linda", completou Kéfany, acompanhando o caminho da sucuri com a lente.

Apesar do vídeo impressionante, o instituto não deu mais detalhes sobre o tamanho do bicho em suas redes sociais, já que ele seguiu o caminho sem passar pelos profissionais.

A presença de sucuris no Mato Grosso do Sul não é tão rara. Em um caso mais extraordinário, em 2020, um motorista de transporte escolar flagrou o réptil em uma estrada rural no distrito de Bela Alvorada, em Paraíso das Águas, a 278 quilômetros de Campo Grande. A cobra tinha 8 metros.