Topo

Por que substituir o amaciante por vinagre pode não ser a melhor ideia?

Crença de que amaciante estraga a máquina de lavar as roupas já foi notada pelos fabricantes do produto e alteradas para evitar o problema técnico - Getty Images
Crença de que amaciante estraga a máquina de lavar as roupas já foi notada pelos fabricantes do produto e alteradas para evitar o problema técnico Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

16/07/2021 09h42

Na hora de lavar as roupas, muitos de nós utilizamos o vinagre como um substituto para o amaciante. A falta do segundo produto citado ou a intenção de dar vida longa à máquina de lavagens são alguns dos argumentos usados para essa troca. No entanto, talvez essa não seja uma escolha ideal.

Para Nossa, João Pedro Lúcio, técnico químico da Maria Brasileira, rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa, conta que embora o uso do vinagre seja popular — e possa quebrar o galho algumas vezes —, é importante destacar que o amaciante em si é um produto feito especialmente para a lavagem de roupas.

"Por mais que o vinagre não seja totalmente descartável por ser um ácido que, por ser bactericida, acaba eliminando os agentes e micro-organismos vivos", explica. "No entanto, o produto é um ácido destilado e não possui qualquer semelhança na produção química".

"Ele não tem os agentes, por exemplo, para amaciar as fibras, para deixar cheiroso e macios", complementa.

João Pedro complementa ainda dizendo que em alguns casos o produto pode acabar danificando as peças: "Existe o risco de manchar o tecido".

Amaciante estraga a máquina?

Reza a lenda de que o uso frequente do amaciante pode acabar danificando a vida longa da máquina de lavar roupas. No entanto, segundo o químico, é mito. Isso porque as fabricantes, cientes desse problema, passaram a tomar mais atenção no produto em questão

"O amaciante tinha uma uma propriedade que deixava um resíduo na máquina e acabava a quebrando", relembra. "Mas tudo isso já foi corrigido de uns dois anos para cá. As fórmulas evoluíram e não existe mais esse tipo de problema".

Os fabricantes se atentaram e reformularam a parte química dos amaciantes que causava esses problemas".