Topo

Aligot em casa: como combinar purê de batata e queijos com dicas de chef

Aligot é prato com ingredientes simples, mas que exige técnica - Getty Images/iStockphoto
Aligot é prato com ingredientes simples, mas que exige técnica Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

16/07/2021 09h43

O nome diferente esconde uma receitas simples e tradicional da culinária francesa: aligot (a combinação de purê de batata e queijos) é a "comfort food" ideal para os dias mais frios.

Este acompanhamento é uma das pedidas de inverno do chef Marcelo Tanus (ICI Brasserie), que conta um pouco da história do aligot: "Os franceses contam que esse prato era servido aos peregrinos que faziam o caminho de Santiago de Compostela".

Inicialmente, era uma sopa de caldo de carne, pão e queijo, e depois substituíram por batata por causa de uma má colheita de trigo na região.

Aligot com Tournedos de Mignon - Ricardo D'Angelo - Ricardo D'Angelo
Aligot com Tournedos de Mignon
Imagem: Ricardo D'Angelo
Aligot com língua e molho Bordelaise - Ricardo D'Angelo - Ricardo D'Angelo
Aligot com língua e molho Bordelaise
Imagem: Ricardo D'Angelo

Queijos diversos, técnica apurada

"Na França, eles usam o queijo gruyére, meia cura, tome fraiche ou frescal. E no Brasil, os queijos mais usados são o gruyére, mussarela ou queijo de minas meia-cura", explica Tanus.

Apesar de levar ingredientes simples, a iguaria requer uma técnica precisa, avisa o chef — que entrega a receita abaixo.

Para incrementar o prato, Tanus indica molhos mais encorpados, como é o caso do bordelaise, feito com vinho tinto, tutano e cebolas — receita abaixo.