PUBLICIDADE
Topo

Por que jeans fica gelado no inverno? Entenda a "temperatura" dos tecidos

Forma com que os tecidos são construídos para a roupa explicam os motivos pelos quais a absorção do calor não é tão efetiva - Getty Images/iStockphoto
Forma com que os tecidos são construídos para a roupa explicam os motivos pelos quais a absorção do calor não é tão efetiva
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Aline Fava

Colaboração para Nossa

15/07/2021 04h00

Já aconteceu de você vestir uma calça jeans em um dia muito frio e ter a sensação de que ela está gelada e, pior, de não esquentar nunca? Pois é, existe uma explicação bem simples para isso.

O denim, tecido do qual o jeans é feito, é obtido a partir do algodão. "A fibra do algodão, vista em um microscópio, é como um canudo e ela armazena ar em seu interior", explica a consultora têxtil Ana Scalea.

Fibras de algodão sob o microscópio - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fibras de algodão sob o microscópio
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No inverno, ela armazena o ar frio, principalmente no jeans, que é geralmente um tecido mais grosso, com a trama na diagonal".

Mas por que o jeans fica mais gelado que uma camiseta de algodão, por exemplo? A resposta está no tipo de construção dos tecidos: "A fibra é a mesma, mas o algodão no tecido plano acaba ficando mais gelado do que na malha", diz Ana Scalea.

Assim, escolher um jeans mais grosso acaba não fazendo diferença no isolamento térmico, já que ele também é feito com tecido plano.

Jeans térmico

Para continuar usando calça jeans nos dias em que as temperaturas estão mais baixas, mas ainda em um frio ameno, Ana Scalea indica usar uma meia-calça ou calça térmica por baixo da peça.

Já para um inverno intenso, algumas marcas desenvolveram jeans térmicos, como é o caso da japonesa Uniqlo com sua tecnologia Heattech, que tem a função de absorver a umidade e gerar calor.

Jeans Heattech Uniqlo - Divulgação - Divulgação
Jeans Heattech Uniqlo
Imagem: Divulgação

"Nesse caso da Uniqlo, o jeans leva poliéster em sua composição e aí sim ele consegue fazer o isolamento térmico. Quando ele é só algodão, ou algodão com elastano é complicado, fica gelado mesmo. A jaqueta jeans também não rola", esclarece a consultora.

No caso das jaquetas, existem modelos que são forrados com pelinho, no estilo lã de ovelha, como a tradicional The Sherpa Trucker, da Levi's. Outra opção é investir na modelagem oversized, que permite sobreposições com peças mais volumosas como o tricô e o moletom.

The Sherpa Trucker | Levi's - Divulgação - Divulgação
The Sherpa Trucker | Levi's
Imagem: Divulgação

Tecido de verão

Vestido de linho, tecido que no inverno causa a mesma sensação do jeans - Getty Images - Getty Images
Vestido de linho, tecido que no inverno causa a mesma sensação do jeans
Imagem: Getty Images

Além do algodão, o linho também é um tecido que fica mais gelado no inverno.

"Por que a gente usa muito linho no verão? Porque ele absorve a umidade muito rápido e evapora muito rápido. Quando ele evapora, ele acaba tirando a temperatura do corpo também".

"O linho no inverno também fica gelado. Algodão e linho são duas fibras que gelam", completa Ana Scalea.

Os aliados

Saiba quais tecidos combinar com o jeans para reter mais calor no look - Getty Images - Getty Images
Saiba quais tecidos combinar com o jeans para reter mais calor no look
Imagem: Getty Images

Em contraponto com algodão, alguns tecidos como a lã, o acrílico, a poliamida e o poliéster funcionam como bons isolantes térmicos. Mas é preciso atenção para escolher a peça que vai em contato direto com a pele, como primeira camada:

"Aposte nas térmicas de microfibra que possuem tecnologia para que a pele consiga respirar ou peças de fibras naturais", indica Ana Scalea.

Fuja das peças de poliéster que não tem nenhuma tecnologia e que fazem transpirar".

Jaquetas puffers, que estão em alta na moda, servem como complemento para aquecer o look - Getty Images - Getty Images
Jaquetas puffers, que estão em alta na moda, servem como complemento para aquecer o look
Imagem: Getty Images

Já para sobrepor como camada externa, as opções aumentam: "No topo, a gente tem a lã, uma fibra de origem animal que tem a característica de manter o conforto térmico. Também tem o acrílico, que foi criado para imitar a lã, o poliéster e a poliamida, que é usada nos casacos corta-vento", indica a consultora.

Mas e a calça jeans, como pode ser substituída? Modelos com composições que misturam poliéster com viscose, acrílico com viscose e algodão com poliéster estão entre as opções mais quentinhas que o bom e velho jeans.