Topo

Segure a ansiedade e economize: dona de tríplex dá dica para apê dos sonhos

Casa de Karla Stephen no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, tem desde sauna até closet - Pedro Mello
Casa de Karla Stephen no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, tem desde sauna até closet
Imagem: Pedro Mello

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

15/07/2021 04h00

A casa dos sonhos nem sempre surge da forma como planejamos — às vezes ela vem em caminhos inesperados e muito melhor do que nossa vã imaginação é capaz de projetar. Essa é a história da administradora Karla Stephen (@decor_estilo_stephen) e de seu marido.

Sete anos atrás, separados de casamentos anteriores, cada um morava em um apartamento diferente. Quando se encontraram, a prioridade era viajar o mundo inteiro. Meses antes de as fronteiras se fecharem e o planeta entrar em quarentenas, Karla teve o pressentimento de que o casal não deveria fechar a próxima viagem. Em vez disso, pensou em comprar um imóvel.

E que intuição: "Estávamos em Búzios e meu marido disse que eu tinha, então, seis meses para conseguir uma casa para morarmos. Comecei a busca depois daquela frase", ri.

De 60 imóveis vistos pelo celular no bairro do Recreio dos Bandeirantes, ela gostou de apenas um. "Depois de muita negociação, não deu certo e ficamos arrasados", conta.

Maskavo, cachorro de estimação da família - Karla Stephen - Karla Stephen
Maskavo, cachorro de estimação da família
Imagem: Karla Stephen

Enquanto o marido telefonava para desistir da casa, surgiu o anúncio de uma outra, na planta, no mesmo bairro. "Foi Deus. O construtor disse que poderíamos inclusive fazer alterações, se fechássemos naquela semana. Passei uma madrugada inteira redesenhando", conta.

Era o começo da pandemia — e se eles não tivessem comprado naquele momento, talvez não desse tão certo. No imóvel de generosos 400 m², o primeiro andar deu espaço à área de estar e de lazer com piscina e sauna. A cozinha foi aberta para se conectar com a sala e Karla criou uma adega, substituindo um lavabo.

No segundo piso, ela, que mora apenas com o marido e o cão Maskavo, elaborou praticamente um apartamento para hóspedes. "Amo receber e enquanto não crio uma pousada, fiz isso", ri.

Quarto da casa de Karla - Divulgação - Divulgação
Quarto da casa de Karla
Imagem: Divulgação

No terceiro andar, ela, que vinha de um apartamento três vezes menor, deu vez à suíte de casal, com ambiente de TV, espaço de refeições, closet e sala de banho. "O vaso sanitário fica bem longe. Foi o que mais gostei na casa", diz. Repare na cristaleira de perfumes por ali: uma boa ideia que ela teve para aproveitar o móvel e revelar a coleção.

Karla é enfática na dica para a conquista da "casa dos sonhos":

Coloque a ansiedade no bolso e compre na planta, pois dá para pagar menos e fazer do jeitinho que quiser, programando e comprando tudo aos poucos", aconselha.

Dicas da Karla para decorar a casa dos sonhos

  • Pense na funcionalidade de todos os ambientes. "Todos os ambientes nós usamos de verdade. Quando há algum lugar sem uso, mudamos as coisas de lugar e fazemos alguma coisa melhor ali, pensando nos nossos hábitos."
  • Nada de bagunça. Se em casa pequena é preciso manter tudo organizadíssimo, com casa grande não é diferente. "Para arrumar uma casa grande, só mantendo a organização, senão fica impraticável e é impossível limpar e organizar tudo na mesma diária."
  • Economize. Karla pesquisou em sites estrangeiros, como da China, e encontrou metais mais baratos. "Economizei em torno de dez mil. Assim, investi em bancadas melhores para a cozinha."
  • Repense como você gosta de viver e aposte nisso. "Um imóvel na planta se torna mais fácil para fazer alterações com liberdade. Possibilita que a gente se programe melhor para decorar também, além de ter custo mais baixo. Sempre indico deixar a ansiedade de lado e fazer essa escolha."

@s que me inspiram

@rayzahome

“Rayza começou a construir a casa dela e criou esse perfil. Apesar de ser bem diferente da minha casa, gosto do estilo europeu e a casa dela tem um neoclássico que amo. Me inspira para criar a identidade da minha casa.”

@sabina_design_

“A Sabina, diferente da Rayza que revela a própria casa, mostra vários projetos, diversas casas e nisso acabo vendo mais inspirações.”