Topo

Carne dura no espetinho? Que nada. Segredo da maciez pode estar no corte

De Nossa

12/07/2021 04h00

A segunda temporada do programa Vai ter churras, com o comando do churrasqueiro Bruno Salomão, estreou em Nossa com um dos preparos mais práticos e democráticos da grelha: os espetinhos.

No episódio da semana, o apresentador ensinou desde a marinada perfeita para os espetos de carne e de frango até uma saladinha fria de feijão verde para o acompanhamento.

No quadro Ciência das Carnes, Bruno também deu uma verdadeira aula sobre como cortar as peças de boi e de frango para colocar no espeto.

Parece algo simples? Realmente é, mas um corte mal feito pode deixar o espetinho duro.

Quanto maior a fibra da carne, mais dura ela vai ficar, pois será difícil 'quebrá-la", explica.

Segundo Bruno, o segredo para deixar até carnes duras mais macias é diminuir o tamanho da fibra: "Ou seja, talhá-la para que não fique grande".

Como fazer isso? Você confere no vídeo acima o passo a passo para cortar as peças de cordão de mignon, bombom de alcatra, sobrecoxa de frango e linguiça — sim, não basta apenas cortar a linguiça. Bruno recomenda cozinhá-la em água por 5 minutos antes de picar, para ela não se desmanchar.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa.