Topo

Chef holandês cria 'hambúrguer mais caro do mundo' com caviar e ouro; veja

Hambúrguer mais caro do mundo tem ouro, caviar e carne nobre - Reprodução/Instagram
Hambúrguer mais caro do mundo tem ouro, caviar e carne nobre Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Nossa, em São Paulo

12/07/2021 12h42

O chef holandês Robbert Jan de Veen lançou no dia 28 de junho o Golden Boy: o sanduíche mais caro do mundo comercializado a 5 mil euros (cerca de R$ 31 mil na cotação atual) feito com caviar, carne japonesa, uísque e outros ingredientes. O valor das vendas será doado a uma ONG.

O que deixa o Golden Boy tão especial? Além de ser feito por um chef renomado da Holanda, o sanduíche possui carne japonesa de Wagyu, caviar beluga, caranguejo-real do Alasca e trufa branca.

O prato ainda é finalizado com uma folha sutil de ouro comestível e é vaporizado com uísque escocês.

Lançado em 28 de junho, o hambúrguer foi experimentado pela primeira vez pelo executivo Rober Willemse, presidente da Royal Dutch Food and Beverage Association, que precisou pagar os 5 mil euros antes de dar a mordida inaugural.

Segundo o site The Daltons Voorthuizen, o sanduíche pode ser encomendado por qualquer pessoa, desde que seja com duas semanas de antecedência e o pagamento antecipado de 750 euros (cerca de R$ 4,5 mil).

Veen, que é dono do restaurante De Dalton, afirma que todo o valor das vendas será doado ao Banco Nacional de Alimentos. "Decidi criar o hambúrguer mais caro do mundo e doar toda a receita para instituições de caridade para fazer o bem para a sociedade", diz o chef.

Recorde mundial

Veen diz que é um sonho antigo quebrar um recorde mundial, e agora buscará reconhecimento oficial para contemplar sua obra gastronômica.

Segundo o site National, o sanduíche atualmente reconhecido pelo Livro dos Recordes custou 4,2 mil euros e pesava 352 kg. "Isso definitivamente não era só para uma pessoa comer, então pensei em fazer melhor do que isso: cria um prato caro e individual ", disse o empresário.

O Golden Boy está sendo analisado pela Associação Oficial de Recorde Mundial, sediada em Barcelona (Espanha) e deve emitir o certificado em alguns dias.