Topo

Aprenda a fazer risoto de pinhão com a campeã do Masterchef Michele Crispim

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

10/07/2021 04h00

Há quem diga que os pratos mais conhecidos da culinária catarinense são o rodízio de camarão do litoral, os doces artesanais ou as delícias italianas ou alemãs, como o eisbein (joelho de porco) e a bockwurst (salsicha). Há quem aposte em outras iguarias, como o pinhão, a semente da Araucária e a parte comestível da pinha.

"Um produto que não se encontra o ano inteiro, para comer no frio, em volta da lareira", define Zeca Camargo, ao convocar a chef e vencedora da quarta edição do MasterChef Michele Crispim para preparar um risoto de pinhão no programa Brasil com Zeca. "Um prato digno de encantar qualquer jurado", definiu.

Risoto de pinhão foi o prato do dia do Brasil com Zeca - Marcelo Santos/UOL - Marcelo Santos/UOL
Risoto de pinhão foi o prato do dia do Brasil com Zeca
Imagem: Marcelo Santos/UOL

Nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil, o pinhão é encontrado mais facilmente entre os meses de março e agosto.

"Este prato aproveita bem este ingrediente. Pinhão eu troco até por pipoca no inverno para ver um filme, combina com inverno", diz Michele, que ensina o passo a passo abaixo.

Antigamente, o pinhão era muito consumido pelos indígenas e ainda hoje está bastante presente em diversas festas típicas do país. Formado pela casca e amêndoa, o alimento se destaca pelo sabor e a textura diferenciada.

Prato versátil

"O bacana é que quando a gente aprende a fazer um tipo de risoto, faz qualquer um. Depende do bom caldo", sugere a cozinheira de mão cheia, que está prestes a abrir um restaurante para chamar de seu.

"Eu comecei a cozinhar fazendo risoto", diz Zeca Camargo, ao se recordar: "Uma vez, já tinha começado, mas foi chegando mais gente, e acrescentar arroz. Um erro.

Antes do "MasterChef", Michele Crispim já cozinhava. "No supermercado, eu comprava produtos que nunca tinha visto. Estou sempre na cozinha e feliz."

Michele Crispim vencei o MasterChef em 2017 - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Michele Crispim vencei o MasterChef em 2017
Imagem: Reprodução Instagram

Ainda sobre o risoto, ela dá uma outra dica: "quando o arroz ficar al dente, misturar tudo, servir num prato fundo e tirar onda".

Drinque da vez

Para combinar com o sabor do pinhão e a cremosidade do arroz, o consultor etílico Leandro Santos criou no programa o drinque Alto Mar. Anote aí:

Drinque Alto Mar, criação para harmonizar com o risoto de pinhão - Marcelo Santos/UOL - Marcelo Santos/UOL
Drinque Alto Mar, criação para harmonizar com o risoto de pinhão
Imagem: Marcelo Santos/UOL

Basta colocar fatia de abacaxi cortada em quatro (sem o miolinho) dentro do copo da coqueteleira, acrescentar duas colheres de açúcar e macerar. Depois, duas pedras de gelo e 40 ml de suco de limão siciliano, 50 ml de vodca, e bater na coqueteleira. Servir num copo longo com gelo, virar o líquido e fazer uma dupla coagem. Finalizar com 30 ml de vinho tinto seco, colocado delicadamente com uma colherzinha para o vinho ficar por cima.

"Já quero colocar em meu restaurante", afirma Michele.

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.