Topo

Holanda inaugura a maior ciclovia do mundo com as cores do arco-íris

Ciclovia pintada com as cores do arco-íris foi idealizada por Elias Van Mourik - Divulgação/Universidade de Utrecht
Ciclovia pintada com as cores do arco-íris foi idealizada por Elias Van Mourik Imagem: Divulgação/Universidade de Utrecht

Colaboração para o UOL

05/07/2021 11h36

Considerada uma das cidades mais religiosas da Holanda, Utrecht inaugurou a maior ciclovia do mundo com as cores do arco-íris. A pintura é em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho.

A arte foi idealizada por Elias Van Mourik, aluno de Ciências Aplicadas da Universidade de Utrecht. Ele conta em uma publicação no Facebook que propôs a pintura em dezembro de 2020 à universidade, que intermediou a concretização das cores com a prefeitura.

O arco-íris está pintado no Utrecht Science Park, que tem uma ciclovia de 570 metros. O trecho liga a Universidade de Utrecht, a Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht e o Hospital Universitário.

"O mundo pode assustar, então também podemos pintá-lo com cores lindas para torná-lo menos assustador. Estou extremamente orgulhoso do que tenho conquistado, com a ajuda de muitas pessoas. É muito especial ter este símbolo de diversidade, tolerância e inclusão no Utrecht Science Park, um lugar onde 70 mil alunos se desenvolvem", comemorou em uma publicação nas redes sociais.

Como referência às pessoas negras, as cores preto e marrom também foram acrescentadas ao desenho.