Topo

Como descascar ovo cozido: de truques da internet à técnica de chef

Laurie Ambrose/Getty Images
Imagem: Laurie Ambrose/Getty Images

De Nossa

02/07/2021 09h46

Tem dificuldade de descascar ovo cozido? Você não está sozinho. Em reality shows, por exemplo, cozinheiros se desesperam na tarefa. Já na internet o que não faltam amadores testando truques para facilitar a tarefa.

O maior problema de descascar ovo é que a casca gruda na clara e, ao tirar puxar os pedacinhos de casca, você acaba deformando a superfície lisa e arredondada.

Ravi Leite, chef à frente do Hi Pokee, em São Paulo, dá dicas profissionais do que fazer antes, durante ou depois de cozinhar o ovo para conseguir descascá-lo perfeitamente.

Descascar ovo - HUIZENG HU/Getty Images - HUIZENG HU/Getty Images
Imagem: HUIZENG HU/Getty Images
  • Prefira ovos frescos. Verifique a data de produção dos ovos. Quanto mais fresco, mais fácil fica de tirar a casca. Ovos velhos apresentam a película mais agarradinha na clara.
  • Faça um furinho na casca. Com a ajuda de uma tachinha ou outro objeto pontiagudo, faça um pequeno furo na casca. Isso ajudará a entrar um pouco de água entre a casca e a clara cozida, dando um "respiro extra".
  • Esfrie o ovo. Depois de cozinhar de acordo com o ponto desejado, transfira o ovo para um recipiente com água e gelo. Assim você interrompe o cozimento na hora certa e não queima as pontinhas dos dedos ao descascar.
  • Foque na membrana. Com a ajuda de uma colher ou com a parte de trás de uma faca de legumes, quebre a casca e retire os primeiros pedacinhos. Na sequência, procure a membrana, fina e levemente transparente, localizada entre a casca e a clara, e puxe com delicadeza para tirar a casca junto.

Truques de internet

Aplicativos como o TikTok exibem uma série de pessoas descascando ovos de formas criativas e rápidas. De acordo com Ravi, porém, a maioria das "técnicas" funcionam apenas para ovos com gema dura, que são mais resistentes. Confira dois vídeos abaixo.

Colher

Depois de quebrar os primeiros pedacinhos da casca com os dedos, coloque uma colher entre a clara e o ovo e faça movimentos que acompanhem o formato do ovo.

Chacoalhar

Coloque o ovo cozido dentro de um copo de vidro e chacoalhe sem medo para um lado e para o outro. A casca se soltará sozinha.

Extra! Ovos cozidos perfeitos

Assista ao vídeo da série Gastronobásico, de Nossa, e aprenda como fazer ovo cozido com gema mole.