Topo

Com vista para o mar, casa em Trancoso celebra Iemanjá em decoração rústica

Casa de Joana Vieira na Praia do Espelho, em Trancosco (BA), é um santuário em meio a natureza - Thiago Mancini/Divulgação
Casa de Joana Vieira na Praia do Espelho, em Trancosco (BA), é um santuário em meio a natureza Imagem: Thiago Mancini/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

01/07/2021 04h00

No alto da mata, com a vista eterna de um mar de águas quentes e no encontro com o Rio Prateaçu, este terreno na região da Praia do Espelho, em Trancoso, BA, era mais que privilegiado. Ao vislumbrar esse potencial há 15 anos, quando chegou ali, Joana Vieira (@joanavieira.br) não pensou muito para arrematá-lo.

Há seis anos ela decidiu que era hora de erguer uma morada ali — e com muito branco, azul e verde, homenageou Yemanjá para batizá-la (@casayemanja.espelho). "Ela é minha protetora, minha guia, sou filha de Iemanjá", conta.

Joana Vieira - Thiago Mancini/Divulgação - Thiago Mancini/Divulgação
Joana Vieira
Imagem: Thiago Mancini/Divulgação

Por essas portas de demolição as modelos Naomi Campbell e Kate Moss passaram certa vez entusiasmadas em noite de festa que rendeu histórias divertidas.

"Em determinado momento criamos instrumentos com latas, com o que tínhamos na casa", ri.

Mas é o respeito à natureza e ao entorno que a fazem brilhar.

Não cortamos nenhuma árvore, a casa está entre elas e os passarinhos vêm todos os dias".

Estrelas no mar e no céu

Estar perto do verde, ver o nascer e o pôr do sol do mirante na parte de cima ou acompanhar as estrelas apontarem no céu são atrações que dispensam o wi-fi, embora ele exista. "Chamo a sala de planetário, é lindo ver esse espetáculo que surge."

No décor, todo pensado pela moradora, os garimpos pulam à vista. Joana assina um espelho e a escultura de Iemanjá, além de um lustre de garrafas recicladas. Somam-se ali canoas indígenas, móveis adquiridos na beira da estrada, móveis de vime comprados na região e roupa de cama branca — uma tradição regional que une praticidade e frescor.

Mirante da casa  - Thiago Mancini/Divulgação - Thiago Mancini/Divulgação
Mirante da casa
Imagem: Thiago Mancini/Divulgação

A escadaria, na lateral, é uma arquibancada para contemplar o vale. "Gosto muito de ler nesta casa e ver a natureza. Tomo banho vendo o mar", conta Joana, que a habita em fins de semana e a disponibiliza para temporadas. Desde 2006, quando trocou São Paulo pelo paraíso baiano de Trancoso, a artista se deslumbra com a paisagem tropical — irresistível sonhar com essa vida, não?

Dicas de Joana para dar alma à casa

Detalhes da decoração da casa de Joana - Thiago Mancini/Divulgação - Thiago Mancini/Divulgação
Detalhes da decoração da casa de Joana
Imagem: Thiago Mancini/Divulgação
  • Conexão com a natureza. Pense sempre no entorno de onde você mora. "Precisamos integrar a casa com a paisagem, fazer uma coisa que seja bem respeitosa para ter um bom resultado."
  • Orientação de sol e ventos. Joana contou com ajuda profissional para planejar a orientação nordeste da casa, que permite insolação o dia todo e brisa fresca dentro da sala no verão. "No inverno o vento sul passa por cima da casa. Por isso é preciso observar a implantação da casa."
  • Histórias. "Gosto de casa com alma, então sempre tenho objetos que contam histórias. Não deixe sua casa ser feita por quem não conhece seus gostos e história, componha os ambientes com arte e coloque ali o que tenha uma ligação com sua essência."
  • Garimpo. "Madeiras antigas, demolição e arte popular, como o quadro de onça, tornam esse lugar mais humano."
  • Cores. "Amo azul, é minha cor preferida. Minhas casas sempre são muito coloridas, resolvi explorar as cores do mar nessa e parece mesmo o lar de Iemanjá. A dica é pensar na paleta ao planejar a casa."
  • Rusticidade. "Amo esse ar rústico, que traz simplicidade. Parece casa de pescador. Casa sem forro permite a ventilação interna, por isso só nos quartos tenho forro - isso traz a sensação de acolhimento a eles."

@s que me inspiram

@studiolowsheen

Com referências de arquitetura maravilhosas e bem humanas sobre casa, mostra integração, formas orgânicas, tira meu olhar das formas retas e duras.

@mania.de.museu

Sou viciada em arte e exposições e esse perfil tem um conteúdo muito interessante, sempre me atualiza sobre tudo o que há nesse universo.