Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Ursos invadem piscina para se refrescar em calor de quase 50ºC no Canadá

Mamãe ursa vigia filhotes em calor extremo do Canadá - Reprodução/Youtube/AFP
Mamãe ursa vigia filhotes em calor extremo do Canadá Imagem: Reprodução/Youtube/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 16h38Atualizada em 30/06/2021 16h38

Uma família de ursos foi flagrada invadindo a piscina de uma residência para se refrescar em meio a uma forte onda de calor no Canadá. A cena foi registrada hoje em Coquitlam, na província de Colúmbia Britânica, onde os termômetros alcançaram 47,9°C.

Imagens publicadas no Youtube da AFP (assista abaixo) mostram o momento em que a mamãe ursa vigia seus filhos nadando na refrescante piscina "emprestada". As imagens parecem ter sido feitas pelo próprio morador da residência.

O climatologista David Philips disse à AFP que as condições climáticas do país são preocupantes, e traçou um paralelo com outros países que convivem com o calor extremo, como Dubai. "É um calor desértico, muito seco e quente. Frequentemente vemos ondas de frio e nevascas, mas não costumamos falar sobre clima quente como este. Dubai seria mais legal do que estamos vendo agora", relatou ele à agência de notícias.

Autoridades também se mostraram preocupadas com o calor. De acordo com a emissora Sky News, já foram registradas 65 mortes associadas ao fenômeno.

O premiê da província de Colúmbia Britânica, John Horgan, declarou que a situação é uma lição de que "a crise climática não é uma ficção".

"Isso não é um problema de Colúmbia Britânica, não é um problema do Canadá, é um desafio global. E nós precisamos fazer com que os cidadãos do mundo se unam", complementou.