Topo

Gaby Amarantos lembra vida ribeirinha: "Açaí deu dignidade à minha família"

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

25/06/2021 19h18

Lembrança de comida? Prato que melhor define o Pará? O que mais tem saudade quando passa muito tempo longe da sua terra natal? Para Gaby Amarantos, a resposta para todas estas perguntas é a mesma: açaí.

"Açaí no Pará a gente come puro, sem guaraná, doce, como no restante do Brasil", reforça a cantora, convidada da semana do programa "Brasil com Zeca", exibido por Nossa, no Canal UOL.

Adoro açaí de qualquer jeito, até com granola e todas aquelas coberturas que a gente vê por aí. Cada um coloca o que quiser no seu"

Também compositora, apresentadora e atriz, a paraense de carteirinha é uma exímia cozinheira. É dela, lembra o apresentador Zeca Carmargo, uma receita para lá de elogiada de pato no tucupi com arroz de jambu. A artista conversa com o anfitrião sobre os sabores únicos do Pará, tema do episódio da vez.

Gaby Amarantos foi a convidada especial do "Brasil com Zeca" - Reprodução Instagram @gabyamarantos - Reprodução Instagram @gabyamarantos
Gaby Amarantos foi a convidada especial do "Brasil com Zeca"
Imagem: Reprodução Instagram @gabyamarantos

"A dois, vai bem uma pimentinha de tucupi, cumari e jambu, que tem afrodisíaco", comenta.

O jambu (só tem no Pará!) e a musicalidade peculiar também ganham protagonismo no bate-papo, realizado de forma remota. Antes, Zeca preparou um pirarucu com molho bechamel e banana-da-terra, receita do chef Saulo Jennings, do Casa do Saulo, de Santarém.

Ainda sobre o açaí, Gaby Amarantos recorda a infância e traz um tom afetuoso à entrevista.

Fruto do açaí: ícone da culinária paraense - Brasil2/Getty Images/iStockphoto - Brasil2/Getty Images/iStockphoto
Fruto do açaí: ícone da culinária paraense
Imagem: Brasil2/Getty Images/iStockphoto

"É o nosso alimento, e ponto. Tenho uma relação muito forte com este produto porque meus pais eram ribeirinhos e ganharam a vida fazendo. O açaí deu dignidade à minha família. Oportunidade", informa a artista, que é fã do também paraense jaloo e, para deixar bem claro, açaí com peixe frito. Porque é assim que se degusta a deliciosa polpa do fruto genuinamente brasileiro no Norte do Brasil.

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.