Topo

Como derreter chocolate em barra no fogão: Claude Troisgros entrega segredo

Chocolate - VICUSCHKA/Getty Images
Chocolate
Imagem: VICUSCHKA/Getty Images

De Nossa

25/06/2021 10h07

Chocolate derretido é uma forma divertida de transformar a trivial barra numa ótima sobremesa. Pela facilidade, serve tanto para matar aquela vontade de doce repentina quanto para finalizar uma refeição em grande estilo.

Em seu Instagram, o chef Claude Troisgros, apresentador do "Mestres do Sabor" e do "Que Marravilha!", deu dicas sobre o preparo. "Dá para cobrir um bolo ou servir com morangos".

Confira o passo a passo e as principais dicas:

Chocolate - Getty Images/Science Photo Libra - Getty Images/Science Photo Libra
Imagem: Getty Images/Science Photo Libra
  • Ao leite, amargo ou meio amargo, não importa. O importante é cortar ou raspar a barra com a ajuda de uma faca para obter pedaços menores, que derretem mais fácil.
  • Separe dois recipientes para fazer o banho-maria: uma panela e uma tigela de inox. Quem não tiver o bowl pode usar outra panela que caiba dentro da primeira.
  • Coloque água dentro da panela maior e leve ao fogo baixo para ferver. Apoie a tigela por cima e adicione o chocolate em raspas dentro dela.
  • Um pouco de creme de leite fresco ajuda no derretimento do chocolate. Claude colocou seis colheres de sopa e explicou que também pode ser creme de leite de caixinha.
  • Espere o chocolate amolecer com o calor da água. Assim que derreter, tire imediatamente a tigela do fogão e mexa vigorosamente.
  • Se quiser a textura mais líquida, pode adicionar mais creme de leite. Outro truque que deixa a calda mais brilhosa é adicionar uma colher de café de manteiga.

Veja o vídeo completo: