Topo

Saudade de miojo? Aprenda versão caseira, rápida e ainda mais barata

Miojo - Enviromantic/Getty Images/iStockphoto
Miojo Imagem: Enviromantic/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

24/06/2021 13h27

O macarrão instantâneo nasceu como uma forma de aliviar a fome que assolava o Japão no período pós-guerra. Mais de 60 anos depois, o produto se espalhou pelo mundo e passou a ser encarado como uma refeição prática, barata e que agrada o paladar de muita gente.

Os ingredientes que compõem o produto industrializado, no entanto, são amplamente contestados por especialistas. Um vídeo que viralizou nas redes sociais propõem uma saída interessante para equilibrar saúde, sabor, bolso e tempo: preparar um miojo caseiro.

Cabelinho de anjo - AngiePhotos/Getty Images/iStockphoto - AngiePhotos/Getty Images/iStockphoto
Cabelinho de anjo: macarrão italiano fino, fino
Imagem: AngiePhotos/Getty Images/iStockphoto

O nutricionista Diego Bittencourt, de Vila Velha (ES), trocou o macarrão pré-cozido e desidratado pelo cabelinho de anjo. A massa de origem italiana tem formato de ninho e é a mais fina encontrada no mercado.

Com espessura de 0,78 a 0,88 milímetros, tem a vantagem de cozinhar rapidinho. Diego sugere 2 minutos de cocção. O tempo é até menor que o do miojo. As embalagens geralmente mostram 3 minutos.

Para evitar o temperinho industrializado repleto de aditivos, o nutricionista mistura sal, pimenta, páprica e curry à massa pronta. Para garantir o caldo, ele não escorre toda a água da panela do macarrão como de costume.

macarrão instantâneo - Getty Images - Getty Images
Macarrão instantâneo é precozido e desidratado
Imagem: Getty Images

Dario Centurione, da página Almanaque SOS, replicou a receita ao mesmo tempo que preparou um miojo tradicional. O gosto da versão caseira foi aprovado por ele.

Para comparar os custos, Dario colocou os valores numa "regra de três" que provou que o cabelinho de anjo sai mais em conta do que o macarrão instantâneo.

Assista ao vídeo: